Topo

Facebook se despede da Libertadores após 4 anos com duelos de brasileiros

Palmeiras e Atlético-MG vão jogar com transmissão do Facebook, que se despede da Libertadores nesta semana - Staff Images / CONMEBOL
Palmeiras e Atlético-MG vão jogar com transmissão do Facebook, que se despede da Libertadores nesta semana Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 04h00

O Facebook vai se despedir das transmissões ao vivo na Copa Libertadores nesta semana após quatro anos de contrato. A rede social, que em 2018 venceu a concorrência por um pacote de jogos e causou mudanças em um cenário até então dominado por canais de televisão aberta ou por assinatura, não renovou o acordo na última licitação promovida pela Conmebol e vai fazer suas últimas exibições hoje (10) e amanhã (11), com jogos de times brasileiros.

Os torcedores poderão acompanhar Palmeiras x Atlético-MG, hoje, às 21h30 (horário de Brasília), e Estudiantes x Athletico-PR, amanhã, no mesmo horário. As transmissões gratuitas estarão disponíveis nas páginas da Conmebol Libertadores e do Desimpedidos.

Desde 2019, o Facebook tem um pacote de jogos da Libertadores que só vale até as quartas de final, por isso, a despedida ocorre agora, mais de dois meses antes da decisão do título. Nas semifinais, os jogos estarão no SBT, na ESPN/Star+ e Conmebol TV. A grande final ao vivo será exclusiva do SBT e dos canais Disney, em 29 de outubro.

Em 2018, na primeira licitação promovida pela agência FC Diez Media, o Facebook comprou direitos de transmissão no Brasil e nos demais países da América do Sul. No pacote brasileiro, a rede social adquiriu a exclusividade dos jogos realizados às quintas-feiras. Desde então, times como Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Internacional e Santos tiveram partidas transmitidas apenas na internet pelo site.

Um dos maiores destaques do período foi a transmissão do primeiro Grenal da história da Libertadores, em março de 2020. Aquele foi também o último jogo da competição antes da paralisação do futebol por causa da pandemia da covid-19. O Facebook chegou a bater a marca de 2,1 milhões de usuários simultâneos vendo o empate em 0 a 0 entre Grêmio e Internacional. O pico foi registrado durante uma briga generalizada entre jogadores dos dois clubes.

Durante os quatro anos de transmissões, o Facebook não teve uma equipe própria de narradores e comentaristas, terceirizando esse trabalho para emissoras de TV. Na primeira temporada, em 2019, o time do Fox Sports (ainda antes da fusão com a ESPN) foi responsável por narrar, comentar e reportar os jogos na plataforma.

Já em 2020, a rede social trocou a Fox pela equipe do então Esporte Interativo, atual TNT Sports, que até hoje faz as transmissões para o Facebook com nomes como André Henning e Jorge Iggor.

Em 2021, um acordo entre Facebook e Disney aumentou a oferta de jogos gratuitos na rede social, além de colocar jogos que antes eram exclusivos do streaming disponíveis também na TV por assinatura. Os jogos de quinta-feira passaram a ser compartilhados com os canais ESPN (e depois com o Star+, streaming pago). Em troca, o Facebook passou a poder transmitir partidas da cota da Disney às terças e quartas.

É por isso que o Facebook se despedirá com dois jogos nesta semana. Originalmente, a plataforma teria exclusividade apenas os dois jogos entre Athletico e Estudiantes neste mata-mata. Com o compartilhamento, além destas partida ficarem disponíveis também aos assinantes da ESPN e do Star+, os torcedores de Palmeiras e Atlético-MG ganharam uma opção gratuita na internet para ver o duelo.

A partir de 2023, a Libertadores não terá mais esse pacote de jogos das quintas-feiras. A licitação realizada entre abril e maio deste ano terminou com as vitórias da TV Globo (pacote de TV aberta), Disney e Paramount (pacotes de TV paga e streaming pago). O quarto pacote disponível e arrematado pelo aplicativo OneFootball não tem direito a partidas ao vivo, e sim a melhores momentos com um pequeno atraso em relação ao tempo real.

A Libertadores foi uma das aquisições fortes do Facebook entre 2018 e 2019 no mercado de direitos de transmissão. A plataforma também comprou na época um pacote de jogos da Champions League, com direito à Supercopa da Uefa. A rede transmitiu os torneios continentais entre 2018 e 2021, mas também optou por não entrar na disputa pela renovação. Acabou substituído pelo SBT, que tem um pacote menor de jogos, mas com exposição maior em TV aberta.

Sem as duas competições continentais mais relevantes do mercado no país, o Facebook ainda deve manter transmissões nos próximos tempos em torneios menores. A plataforma vai exibir, por exemplo, a primeira edição da Copa Intercontinental sub-20, torneio que é fruto da parceria entre Uefa e Conmebol e que vai reunir Peñarol e Benfica, no dia 21 deste mês.