Topo

Torcida do Flamengo zomba de eliminação, e corintianos respondem com apoio

Torcedores do Corinthians lotaram setor visitante do Maracanã na partida contra o Flamengo, válida pela Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF
Torcedores do Corinthians lotaram setor visitante do Maracanã na partida contra o Flamengo, válida pela Libertadores Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/08/2022 23h48

O Maracanã viveu uma noite genuína de futebol, com festa, provocações e demonstrações de paixão nas arquibancadas. No duelo entre as duas maiores torcidas do Brasil, melhor para o Flamengo. Regido por Arrascaeta, o time rubro-negro correspondeu a uma torcida que compareceu em peso, fez valer a sintonia e garantiu vaga na semifinal da Libertadores com vitória por 1 a 0.

Os corintianos presentes chegaram confiantes e tentaram empurrar a equipe à virada, mas viram um time que pouco criou. Ainda assim, terminaram o jogo também a plenos pulmões.

Pedro, autor do gol que fez o estádio explodir de alegria, chegou aos oito na competição e se tornou artilheiro isolado.

Antes de a bola rolar, o duelo na arquibancada deu o tom do confronto. Do lado do Fla, certa tranquilidade após a vitória por 2 a 0 no primeiro duelo, em São Paulo. A do Timão, desembarcou no Rio de Janeiro esperançosa em um placar que fizesse a equipe de Vitor Pereira marcar a história.

Em um primeiro tempo com chances dos dois lados, rubro-negros e corintianos mantiveram a força no gogó e mostravam como o duelo ficou no famoso "lá e cá". Pouco após o intervalo, porém, com um passe magistral de Arrascaeta, Pedro, de carrinho, empurrou para a rede e fez o clima mudar.

"Eliminado" e "minha torcida é a maior do mundo" foram algumas da provocações dos torcedores do Fla, que já podiam sentir a vaga nas mãos. Sobrou até mesmo para o jornalista Benjamin Back, notório corintiano e que foi zoado por rubro-negros que estavam perto da tribuna da imprensa.

A partir daí, nas quatro linhas, os comandados de Dorival Júnior tentavam ampliar — e quase conseguiram com Gabigol, em novo passe de Arrascaeta. O Corinthians, por outro lado, já não mostrava o mesmo ímpeto.

Apesar do resultado negativo, a torcida do Corinthians não se calou e cantou até o apito final, em resposta aos rubro-negros, que também não deixavam por menos, principalmente com o "eu nunca vou te abandonar". Os dois lados cantavam o amor pelos clubes e buscavam, de alguma forma, mudar o curso da bola em campo.

No fim, a equipe da Gávea ficou com a vaga e foi celebrar com aqueles que fizeram parte da classificação. Houve até mesmo um "parabéns para você" para o lateral-esquerdo Filipe Luis.

Bombas e detidos

Apesar dos constantes pedidos nos alto-falantes do estádio, diversas bombas puderam ser ouvidas ao longo da partida.

Além disso, cerca de 30 torcedores do Flamengo foram detidos devido a uma tentativa de invasão ao Maracanã. Diante do apelo da partida e de casos recentes, a segurança para o jogo foi reforçada.