Topo

Libertadores - 2022

OPINIÃO

Colunistas: O que o Corinthians precisa fazer para eliminar o Flamengo?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/08/2022 11h46

Flamengo e Corinthians definem na noite de hoje (9), a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã, qual será o primeiro time classificado para as semifinais da Copa Libertadores 2022.

O Timão tem missão complicada, já que foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, na Neo Química Arena, e agora precisa de uma vitória por três gols de diferença para avançar.

Em caso de vitória alvinegra por dois gols de saldo, a definição de quem se classifica para a semifinal do torneio continental acontecerá nos pênaltis.

Aproveitando esse clima de 'missão quase impossível', o UOL Esporte aproveitou também para relembrar, em outra reportagem, 5 vezes em que o Corinthians conseguiu viradas improváveis em decisões.

Mas e aí, será que dá? Nós convocamos os colunistas para responderem à seguinte pergunta: o que o Corinthians precisa fazer para vencer o Flamengo e sair com a vaga no Maracanã? Confira as respostas:

Precisa fazer uma partida melhor do que a contra o Santos, na Copa do Brasil, possivelmente a melhor do ano. E não pode vacilar em nenhum lance, por conta da letalidade do adversário. Um gol cedo e alguma fatalidade do lado rubro-negro, como uma expulsão, trariam esperança na realização de um feito hercúleo.
ALICIA KLEIN

A melhor atuação sob o comando de Vitor Pereira, combinada com o pior desempenho do Flamengo nessa terceira passagem de Dorival Junior.
ANDRÉ ROCHA

O Corinthians precisa de uma noite inspirada de Cássio e um futebol que não apresenta há muito tempo para enfrentar um Flamengo que não para de crescer. Seria um milagre, um novo Maracanazo.
DANILO LAVIERI

Precisa fazer o que ainda não fez nesta temporada: jogar muito bem e ter a sorte de pegar o Flamengo numa noite ruim.
JUCA KFOURI

Precisa fazer uma partida histórica, daquelas que merecem ser eternizadas em livros e filmes. Como? No estilo Muhammad Ali x George Foreman. Ficar fechado, cansar o adversário e vencer com um soco bem colocado. O problema é que Ali precisou de apenas um golpe. O Corinthians precisa de três.
MENON

Precisa jogar com raça e com o coração, como pede a música. Precisa contar com um Flamengo em noite pouco inspirada. Precisa finalizar no gol muitas vezes. Precisa torcer para Gabigol, Pedro e Arrascaeta errarem o alvo. Precisa orar para que a defesa esteja concentrada e atenta durante todos os minutos do jogo. Precisa solicitar que o Sobrenatural de Almeida dê uma passada pelo Maracanã entre nove e meia e meia-noite, como Ele já fez tantas outras vezes antes.
MILLY LACOMBE

Torcer para que alguma força externa cause a eliminação do Flamengo do torneio organizado pela Conmebol. Porque, na bola, a chance é zero!
MILTON NEVES

Precisa fazer uma das melhores partidas de sua história e torcer para o Flamengo realizar uma das piores. O Corinthians necessita de calma. O jogo não será decidido nos primeiros 15 minutos. O time de Vítor Pereira também não pode deixar em segundo plano a importância de não levar gols. Para ter alguma chance, o Alvinegro tem que errar poucos passes e ser agressivo na marcação.
PERRONE

A tarefa do Corinthians é quase impossível depois do jogo de ida. O Flamengo vive uma grande fase, não perde há 18 jogos como mandante pela Libertadores, marcou 5 vezes mais gols que o Corinthians nesta edição. O time Vítor Pereira precisaria jogar muita bola, sem erros, para marcar 2 ou 3 gols. Mas seria quase impossível se atirar ao ataque e não levar gol desse Flamengo. O único jeito seria contar realizar uma partida perfeita, com seus principais jogadores inspirados, contar com a sorte.
RODOLFO RODRIGUES

Tentar tirar o Flamengo da zona de conforto. Ser escalado de uma forma que possibilite uma marcação forte na saída de bola rubro-negra e não deixar a intensidade cair em nenhum momento. É difícil. Até nesse cenário o Flamengo tem meios de ser superior. O Corinthians vai precisar jogar em um nível que ainda não jogou nesta temporada. E o Flamengo vai precisar voltar uns dois meses no tempo para perder essa classificação. De lá pra cá só tem evoluído.
RODRIGO COUTINHO

A chance real corinthiana passava por não errar na Neo Química Arena: agora, depois de VP errar tudo na ida, deixar Fábio Santos no banco e optar por Cantillo de 5, duas aberrações, a estratégia alvinegra tem de ser de contenção de danos e rezar para Rodinei estar inspirado...
VITOR GUEDES