Topo

São Paulo

Versatilidade e gols: como Bustos pode potencializar ataque do São Paulo

Karina Merli e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Depois de uma negociação que se arrastou por alguns dias, São Paulo e o City Football Group chegaram a um acordo para que Nahuel Bustos jogue pelo Tricolor. O contrato por empréstimo vai até o fim de junho de 2023, mas pode ser estendido até dezembro. O nome do atleta já foi publicado no BID, e ele já está apto a estrear.

Nascido em Córdoba, na Argentina, Nahuel Bustos teve passagens nas categorias de base do Huracán de Córdoba (2003-2012) e do Argentino Peñarol (2012-2014) até chegar ao Talleres, aos 16 anos. Em 2016, estreou no profissional do clube argentino. Ele esteve presente em 38 jogos, marcou 15 gols e deu quatro assistências.

"Começou jogando no Talleres em um esquema 4-3-3, como ponta direita. Mas depois foi se transformando em um segundo atacante, explorando os espaços nos corredores internos", contou Pablo Sarinelli, que atua como scout na Argentina, ao UOL Esporte.

No ano de 2019, Bustos foi emprestado ao Pachuca-MEX, onde ficou por mais de um ano, mas teve pouco espaço e entrou em campo em apenas oito oportunidades. Ainda assim conseguiu marcar um tento pelo clube, até retornar ao Talleres-ARG e ser vendido ao grupo City, em 2020, por uma quantia equivalente a R$ 38,5 milhões na época.

No casos em que for escalado como ponta, a característica principal dele é partir para cima da ponta para dentro, aproveitando os vacilos entre o lateral e o zagueiro do adversário. Não é para jogar com o pé trocado, por exemplo, atuando pela esquerda. O melhor é atuar pela direita"
Pablo Sarinelli

Com a venda para a Europa, Bustos foi atuar no Girona, da Espanha, um dos times do grupo City. Por lá, jogou 82 partidas e marcou 15 gols, sendo 11 deles apenas na última temporada, além de dar cinco assistências. Mobilidade foi a palavra que definiu a sua passagem por lá.

Onde ele encaixa melhor no São Paulo

Rogério Ceni pediu desde o início do ano opções de velocidade para o ataque. Embora não tenha como caraterística principal ser um velocista, Bustos pode dar ao time a profundidade que a equipe ainda não tem.

"Pensando que o Calleri é titular absoluto do São Paulo, penso no Bustos formando uma dupla com o Calleri. Imagino o Calleri saindo mais da área, para atrair a atenção dos zagueiros, e o Bustos atacando os espaços. Ele é quase como um ponta de lança. Um segundo atacante que pode buscar tanto lançamentos longos, como aproveitar as metidas de bola dos meias. Não tem tanta força nas bolas aéreas, mas é um atacante que finaliza muito de primeira, com qualidade", projetou Pablo Sarinelli.

Rogério Ceni falou sobre a chegada do jogador na entrevista coletiva, após a derrota por 2 a 0, diante do Flamengo, e comemorou a possibilidade de ter mais uma opção para o ataque, embora tenha lamentado o cobertor curto na defesa.

Em alguns setores temos trocas. Com a chegada do Bustos, temos mais Eder e Calleri para jogar. Ali no meio, com a volta do Alisson, tem Patrick, Igor Gomes, Galoppo. A defesa é onde a gente está contando os minutos. A gente roda minutos de jogadores e é onde a gente tem medo. Eu não podia perder zagueiros pro jogo contra o Ceará. Eu tenho que contar os minutos de cada um. Infelizmente, é o setor onde a gente sofre um pouco mais."
Rogério Ceni, em entrevista coletiva após a derrota para o Flamengo

Pensando na chegada dos novos jogadores, Sarinelli projeta um time com um trio argentino na frente. "Uma dupla de ataque com o Calleri, com Galoppo por trás. Encaixa perfeitamente", justificou o analista.

Outros reforços

Nahuel Bustos não é o primeiro jogador que chega para reforçar o elenco tricolor nesta janela de transferências. Além dele, o São Paulo trouxe Marcos Guilherme, Giuliano Galoppo e Felipe Alves.

De todos, no entanto, ele deve ser o único que precisará esperar para ver se estreia na Sul-Americana, que encerrou o prazo de inscrição de atletas para as quartas de final. Já na Copa do Brasil, não será possível disputar neste ano, porque as inscrições já se encerraram. No Brasileirão, no entanto, não há qualquer impedimento.

O clube do Morumbi ainda negocia com a franquia que administra onze clubes pelo mundo, incluindo o Manchester City, a cessão do zagueiro venezuelano Nahuel Ferraresi, que está em vias de ser anunciado.

São Paulo