Topo

Libertadores - 2022

Atlético-MG entra em semana decisiva na Libertadores sob maior jejum do ano

Cuca, técnico do Atlético-MG, contra o Internacional pelo Brasileirão - RICARDO RIMOLI/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca, técnico do Atlético-MG, contra o Internacional pelo Brasileirão Imagem: RICARDO RIMOLI/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

08/08/2022 04h00

O Atlético-MG inicia a decisiva semana da temporada em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores na próxima quarta-feira (10), diante do Palmeiras, no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília) vivendo seu maior jejum em toda a temporada.

Ao ser superado pelo Athletico-PR, ontem, no Mineirão, o Galo chegou a cinco jogos sem vencer no torneio. Até então, a maior sequência sem vencer havia sido de quatro partidas.

Cuca comandou o time pela terceira vez desde o seu retorno e ainda não conseguiu sair vitorioso. Na estreia contra o Inter, a equipe alvinegra foi batida por 3 a 0, no Beira-Rio, pelo Brasileiro. Pela Libertadores, na semana passada, abriu 2 a 0, mas viu o Palmeiras empatar nos acréscimos. Após a partida contra o Furacão, o treinador jogou o favoritismo para cima da equipe paulista, mas espera uma reação do time do Atlético fora de casa.

É inquestionável não dar o favoritismo para o Palmeiras. Os nossos próprios torcedores podem ficar bravos comigo. O Palmeiras tem a faca e o queijo na mão. Melhor time da Libertadores, o que fez mais pontos. Está vivendo um momento mágico, maravilhoso, de bem com a torcida, com a imprensa. Vieram aqui, tiveram a fortuna de fazer dois gols naquele empate doloroso. Nós podemos provar que somos humildes, ir lá fazer a nossa parte. Quem sabe acontece algo diferente e a gente possa ganhar. É trabalhar"
CUCA, EM ENTREVISTA APÓS A DERROTA PARA O ATHLETICO

A última vitória do Galo foi contra o Botafogo, no dia 17 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi a penúltima sob o comando de Turco Mohamed, que na ocasião ganhou uma sobrevida justamente pelo resultado, uma vez que o cargo à frente do Galo já vinha sendo ameaçado. Antes dos três jogos sem triunfar com Cuca, o Atlético ainda havia empatado com o Cuiabá e perdeu para o Corinthians - ambos pelo Brasileirão.

Além da parte tática e técnica, Cuca terá trabalho também para controlar os ânimos no aspecto mental da equipe - arma poderosa de Abel Ferreira pelo lado do Palmeiras. Isso porque após a derrota para o Furacão, Hulk usou palavras fortes para avaliar o revés atleticano.

"Está na hora de ter vergonha na cara, ter mais maturidade e mais experiência. Ou então vamos ficar toda hora lamentando [...] Se você não aprender com seus erros, é difícil. Temos de botar os pés no chão, botar a cabeça no lugar, ter mais humildade e aprender com nossos erros", disparou o camisa 7 claramente insatisfeito.