Topo

Palmeiras

Quem larga na frente por vaga entre os titulares do Palmeiras contra o Galo

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 04h00

Na quarta-feira (10), o Palmeiras vai mais uma vez decidir sua sorte na Copa Libertadores. Após empate em 2 a 2 na ida, em Belo Horizonte, o time de Abel Ferreira precisa vencer o Atlético-MG, no Allianz Parque, para avançar, sem pênaltis, para sua terceira semifinal seguida na competição.

Abel tem o elenco completo à disposição, exceto por Jailson, que operou o joelho direito e não atua mais na temporada. Com quase todos em condição de jogo, alguns jogadores não terão lugar. Diante do bom rendimento de algumas peças em jogos recentes, Abel pode mexer na escalação que vinha sendo a sua ideal na temporada.

Defesa tem Luan e Mayke correndo por fora

m - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Mayke, do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Goiás no Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Murilo conquistou a confiança de Abel e tem deixado Luan, que sempre foi um dos preferidos do técnico, na reserva. Mas o camisa 13 tem feito bons jogos, e talvez possa reconquistar o lugar que foi seu de 2018 até o Mundial deste ano, em fevereiro.

Na direita, Mayke está em um ano impecável, e talvez tenha feito seu melhor jogo na temporada na vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, ontem (7). Por coincidência, Marcos Rocha não foi bem contra o Atlético-MG, no Mineirão, na quarta passada.

Uma defesa com Mayke, Gómez, Luan e Piquerez não seria uma 'fora da curva', muito embora Rocha e Murilo hoje tenham mais chances de iniciar o jogo.

Meio-campo tem dúvida de nome e formação: Scarpa e Veiga estão garantidos?

veiga  - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Raphael Veiga volta a marcar de pênalti após perder duas cobranças contra o São Paulo, na Copa do Brasi
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Danilo e Zé Rafael, por melhor que esteja o desempenho de Gabriel Menino, que cresce a cada jogo, não correm muito risco de perder espaço. A dinâmica que eles dão ao setor como dupla é muito ajustada e é difícil imaginar Abel mexendo nisso.

Mas, na parte da criação, pode existir uma questão. Gustavo Scarpa é o maior nome ofensivo do Palmeiras em 2022. Veiga era esse nome até pouco tempo atrás, em 5 de junho, quando se lesionou justamente contra o Atlético-MG, mas pelo Brasileiro.

Em muitos jogos, Veiga e Scarpa fizeram ótima dupla se revezando na criação. Ora com Scarpa mais aprofundado pela esquerda, ora com Veiga caindo pela direita, e Scarpa ficando mais ao centro. Mas o jogo contra o Galo pode demandar mais velocidade pelas pontas. E, nesse contexto, um dos dois pode acabar sobrando. Hoje, Scarpa é favorito para ficar com a posição.

Rony volta e acirra disputa

r - Ricardo Moreira/Getty Images - Ricardo Moreira/Getty Images
Rony volta a jogar pelo Palmeiras após seis jogos fora por conta de uma lesão na coxa
Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Atuando como centroavante, Rony era o grande nome do ataque alviverde até sentir lesão muscular na coxa esquerda contra o Fortaleza, em 10 de julho.

Sua ausência deu a Abel a chance de testar Flaco López e Merentiel pelo setor, com o primeiro tendo desempenho bem superior. Mas agora, o português tem todo mundo à disposição e um dilema: entre Flaco, Rony, Dudu e Veiga, alguém vai ter de sobrar.

Considerando o que Dudu representa para time e torcida, dá para dizer que sua vaga está assegurada. Embora meia, Veiga entra na disputa com os atacantes porque Scarpa está hoje à sua frente na disputa por lugar no meio-campo.

Se Rony for escalado e voltar a ser centroavante, Flaco deixa o time e Abel poderá acomodar Scarpa e Veiga entre os 11. Mas aí, terá de abrir mão de um ponta de velocidade, tendo de usar Piquerez na função, com Scarpa jogando mais por dentro. Embora funcione no ataque, tal alternativa desguarnece a defesa.

Considerando que Rony volta de contusão, pode ser que Abel mantenha o ataque que jogou em BH, com Dudu e López. Mas também não será surpresa se o time tiver, do meio para frente: Danilo, Zé Rafael e Scarpa; Dudu, Flaco López e Rony.

E já que Abel tem realmente todos à disposição, vale lembrar que Rafael Navarro é um dos artilheiros do time na Libertadores.

Abel tem mais dois dias de treinos para sanar tantas dúvidas. Como diz o clichê, se é para ter problemas, que sejam bons problemas como esses.

Palmeiras