Topo

Santos traz executivo, mas tem presidente como líder da busca por reforços

Presidente Andres Rueda e executivo Newton Drummond, do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Presidente Andres Rueda e executivo Newton Drummond, do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

07/08/2022 04h00

O Santos anunciou a contratação do executivo de futebol Newton Drummond no dia 13 de julho, na mesma semana da reabertura da janela internacional de transferências. É o presidente Andres Rueda, porém, quem lidera a busca por reforços.

Rueda já trabalhava em parceria com o departamento de análise de mercado antes de trazer Drummond. Mesmo com um novo chefe no departamento de futebol, o presidente continuou na dianteira.

O Santos fechou com dois reforços até o momento: o lateral-direito Nathan, do Boavista (POR), e o meia-atacante Luan, do Corinthians. Foi o presidente Andres Rueda quem viabilizou esses acordos.

Antes de Nathan, Rueda tentou, sem sucesso, Mario Fernandes (CSKA-RUS) e Lucas Blondel (Tigre-ARG). O brasileiro de 20 anos, então, passou a ser prioridade. Ele assinou até dezembro de 2026. Newton Drummond queria Claudio Winck, do Marítimo (POR), seu conhecido do Internacional.

Já a negociação com Luan teve origem numa ligação de Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, para Andres Rueda. O mandatário do rival ofereceu Ramiro, Mateus Vital e Luan. Luan foi aceito após Duilio topar pagar 100% dos salários durante o empréstimo até o fim do Campeonato Brasileiro.

Sem o protagonismo no mercado, Newton Drummond atua mais na relação entre elenco e comissão técnica. Ele sabe dos alvos no mercado e ajuda Rueda quando possível, mas não negocia diretamente. O presidente santista tem passado a maior parte do tempo no CT Rei Pelé para buscar reforços e conta com o apoio de intermediários no exterior.