Topo

Rivaldo vê Neymar capaz de seguir seus passos com Copa e melhor do mundo

Rivaldo em festa de 20 anos do pentacampeonato da seleção brasileira - Buda Mendes/Getty Images
Rivaldo em festa de 20 anos do pentacampeonato da seleção brasileira Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 04h00

Classificação e Jogos

Pentacampeão em 2002 e melhor jogador do Mundo de 1999, Rivaldo tem larga experiência quando o tema é seleção brasileira e acha que Neymar pode seguir seus passos na Copa do Mundo do Qatar. Em conversa com a reportagem do UOL Esporte durante evento da Betfair, o ex-jogador disse que vê o atual camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain focado, e vê um pouco de si próprio no momento do atacante.

"Acredito que o Neymar dará seu máximo, e vai estar na idade que eu tinha (em 2002), 30 anos. Acredito que o momento dele é agora, que o Neymar vai ser diferenciado nessa Copa do Mundo e que os demais jogadores da seleção vão ajudar ele a se destacar, ser artilheiro e tentar trazer esse título para o Brasil", disse o ex-atacante.

Para Rivaldo, a "chave" para um bom caminho rumo à taça da Copa do Mundo é a dedicação dos jogadores "diferentes". Neste contexto, as declarações recentes de Neymar e relatos na imprensa europeia sobre sua dedicação nos treinos empolgam. Em publicação nas redes sociais em meio às férias, por exemplo, Neymar pregou "foco total" na busca pelo hexa.

"Faz diferença. Você tem que falar que vai fazer a diferença. Ele sabe o talento que ele tem, ele sabe que é diferente. Ele tem que mostrar essa confiança, porque traz isso aos outros jogadores também. Ele está chamando a responsabilidade e isso é uma coisa boa", avaliou Rivaldo.

Rivaldo vai além: a postura recente de Neymar, segundo ele, agrada ao veteranos que já levantaram o troféu da Copa do Mundo com a camisa da seleção brasileira. Para o ex-atleta, tão importante quanto o desempenho dentro de campo é a postura fora dele, o ato de chamar a responsabilidade para decidir as partidas.

"Se perguntar para os jogadores que foram pentacampeões, tetracampeões, eles estão gostando dessa atitude dele, porque tem que chamar a responsabilidade. Claro, quando chegar a Copa a gente vai ver o que vai acontecer, mas isso é importante. Se vai ser campeão a gente não sabe, mas ele tem que chamar essa responsabilidade. Acredito que tem grandes chances de ser campeão, começando com o Neymar, que é a estrela do Brasil e é o que faz a diferença lá na frente. Então é muito importante que ele chame essa responsabilidade", completou.

Rivaldo vê Neymar capaz de seguir sua trajetória também em prêmios individuais e, caso conquiste a Copa do Mundo no fim deste ano, levantar também o troféu de melhor jogador do mundo. Rivaldo foi eleito pela Fifa antes dois anos antes ser campeão mundial, mas vê um triunfo no Qatar como um aliado na premiação individual.

"É claro que é importante você ser campeão de uma Copa do Mundo. Isso vai ajudar muito para que ele possa conquistar esse prêmio (Melhor do Mundo), que é importante para um jogador. Eu consegui esse prêmio e é muito legal. É algo que marca a sua vida. É claro que se você é campeão do mundo, você (tem chance) de ser melhor do mundo e fica marcado. Todo mundo vai lembrar do Neymar sendo o melhor do mundo de 2022. Todo mundo vai lembrar da história dele e isso é muito importante, principalmente pro futebol dele, porque é uma pena o Neymar não ser melhor do mundo, terminar a sua carreira e não ser o melhor do mundo com o futebol que ele joga", opinou.

Sobre a possível "aposentadoria" de Neymar da seleção brasileira após a Copa do Mundo, Rivaldo prefere focar no agora, e espera que o camisa 10 faça o mesmo.

"Hoje eu posso dizer que é muito novo (para o Neymar pensar em parar). Eu estava com 34 anos, queria ir para a Copa de 2006 e fiquei fora. Por isso que você tem que dar o máximo, porque você não sabe o que vai acontecer daqui anos. Eu tive em 98, cheguei próximo, fui vice, depois tive outra oportunidade em 2002, mas outros jogadores não tiveram. O Neymar tem que pensar no agora, não em 2026. Tem que ganhar agora e depois ele pensa se para ou não para de ir para a seleção. O fundamental é ele se concentrar na Copa do Mundo de agora. Quando ganha você toma essa decisão", avaliou.