Topo

Palmeiras

Palmeiras 'pisa em ovos' para ter time completo contra o Atlético-MG

Rony, do Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Rony, do Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 04h00

Por mais cuidadoso e detalhado que tenha sido o trabalho do Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras até agora na temporada, após 51 partidas em oito meses de trabalho, há um desgaste físico natural no elenco.

Como de praxe, a comissão técnica vai analisar diversos critérios científicos para definir a escalação que inicia a partida contra o Goiás, hoje (7), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pelo Brasileirão. Mas, neste momento do ano, com cuidado redobrado.

Tendo a volta das quartas da Libertadores, contra o Atlético-MG, na quarta-feira (10), é natural que o clube esteja "pisando em ovos" para definir quem joga. E que um time mais ou menos misto, dependendo do andamento do jogo, encare o adversário.

Afinal, há nessa escolha algumas doses de risco. No Brasileiro, o Palmeiras tem três pontos de vantagem para o vice-líder Corinthians, que empatou em 1 a 1 com o Avaí ontem (6), na Ressacada. E seis para o Flamengo, que venceu o São Paulo por 2 a 0, no Morumbi.

Como uma eliminação na Libertadores não pode ser descartada como possibilidade futura, manter vantagem na ponta do campeonato nacional pode vir a ter um peso ainda maior para o Palmeiras. E isso passa pela obrigação de vencer o Goiás, com quem o Verdão empatou no 1º turno.

Três ausências já estão definidas

De imediato, Murilo, Piquerez e Marcos Rocha já descansam. Os três estão suspensos com três cartões amarelos. Mas deve haver mais mexidas.

Não será surpresa se ao menos um entre Zé Rafael e Danilo descansar —em muito também porque Gabriel Menino vive grande momento na temporada.

Principal nome do time hoje, Gustavo Scarpa também vem de muitos jogos seguidos. E como a pancada nas costas que Raphael Veiga levou contra o Galo, na quarta (3), não teve maior gravidade, é possível que o camisa 14 ao menos inicie o jogo entre os reservas.

Dudu pode descansar, e Rony deve voltar

No ataque, após muitos jogos sendo sacado ao chegar perto de 70 minutos em campo, Dudu foi até o fim do jogo no Mineirão, na última quarta (3), e acabou sendo fundamental para o resultado.

Seu pique desde a entrada da área, na cobrança de escanteio, e o peixinho que virou cruzamento para Danilo, no gol de empate, mudaram a história do confronto.

Para que ele tenha o mesmo desempenho na próxima quarta (10), é certeza que ele não vai atuar o tempo inteiro hoje. Mas talvez comece em campo. Se entrar na partida, fará seu jogo 46 na temporada, número que o mantém como atleta palmeirense que mais atuou no ano.

Flaco López é nome quase certo entre os titulares. O centroavante ainda está se adaptando ao clube e precisa de minutos. Wesley e Breno Lopes surgem como candidatos a iniciar a partida nas pontas. E um dos três vai certamente dar lugar a Rony em algum momento do jogo.

Artilheiro do time no ano e um dos goleadores da Libertadores, Rony está recuperado de lesão muscular na coxa esquerda e vai ser relacionado, já que precisa ganhar ritmo para ser uma das armas do Palmeiras diante do Atlético-MG.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X GOIÁS
Competição: Campeonato Brasileiro, 21ª rodada
Local e Horário: Allianz Parque, às 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Bernardi e Leirson Martins, ambos também do RS
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (RN)
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo, Gabriel Menino (Zé Rafael) e Raphael Veiga; Breno Lopes (Dudu), Flaco López e Wesley. Técnico: Abel Ferreira
Goiás: Tadeu; Caetano, Lucas Halter e Reynaldo; Diego, Auremir, Matheus Sales e Danilo Barcelos (Juan); Vinícius, Pedro Raul e Dadá Belmonte. Técnico: Jair Ventura

Palmeiras