Topo

O que é e quais são os negócios do Grupo City no Brasil?

Gabriel Jesus e Jack Grealish, do Manchester City, com o troféu de campeão da Premier League - Oli SCARFF / AFP
Gabriel Jesus e Jack Grealish, do Manchester City, com o troféu de campeão da Premier League Imagem: Oli SCARFF / AFP

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

07/08/2022 04h00

Sempre que o Grupo City é assunto, imediatamente vem à cabeça a imagem daquele que é, atualmente, um dos maiores clubes do mundo: o Manchester City, comandado por Pep Guardiola. No entanto, o grupo vai muito além da administração do time inglês e, desde sua fundação em 2013, nunca esteve tão próximo do Brasil como agora.

Recentemente, o City comprou o jovem atacante Savinho, do Atlético-MG, e emprestou o argentino Nahuel Bustos ao São Paulo na última semana. Vale lembrar que, em 2016, Gabriel Jesus foi vendido pelo Palmeiras ao Manchester City por cerca de R$ 120 milhões. O grupo ainda negocia de vez sua entrada no país como gestor de clubes, sendo o nome forte para assumir o controle da SAF do Bahia.

O projeto de administrar o Manchester City surgiu em 2008 e é o caso de maior sucesso do grupo, que só foi se estabelecer de fato como gestor de outras agremiações pelo mundo cinco anos depois.

Atualmente, os clubes geridos pelo grupo são: Manchester City (Inglaterra), New York City (EUA), Melbourne City (Austrália), Yokohoma F Marinos (Japão), Montevideo City (Uruguai), Girona FC (Espanha), Sichuan Jiuniu (China), Mumbai City FC (Índia), Lommel SK (Bélgica), Troyes (França) e Palermo FC (Itália). Além disso, o Bolívar (Bolívia) é um clube parceiro do grupo.

Quem é o dono do City?

O grupo pertence a Mansour Bin Zayed Al Nahyan, nascido em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, sendo também membro da família real e empresário com interesses globais. O sheik é um entusiasta do esporte e supervisionou a compra do Manchester City ainda como proprietário do Abu Dhabi United Group, em 2008.

O City se define como um grupo que pretende aumentar a participação no futebol dentro e fora de campo. Por isso, possui negócios relacionados à modalidade nas principais cidades do mundo, incluindo clubes, academias, suporte técnico e empresas de marketing.

Entre os principais lemas do grupo estão encontrar e desenvolver os melhores talentos do futebol, oferecer um jogo atraente e avançado e envolver as torcidas de cada equipe em uma abordagem global.

Compras de Savinho e Arthur Sales

Um dos destaques da base do Atlético-MG, Savinho, de 18 anos, despertou o interesse do Grupo City no início desta temporada. O jogador foi comprado por 6,5 milhões de euros, sendo que a negociação pode chegar a outros 6 milhões de euros a depender de metas estabelecidas em contrato. Além disso, o Galo manteve um percentual do atleta em caso de venda futura. Savinho foi emprestado ao PSV, da Holanda, por uma temporada.

No ano passado, o Vasco negociou o atacante Arthur Sales com o Lommel SK, da Bélgica - clube que faz parte do Grupo City. A negociação envolveu 2,5 milhões de euros, cerca de R$ 15,4 milhões à época, com metas de performance e esportivas, por 80% dos direitos econômicos do jogador. O Vasco manteve 20%.

Negócios com o São Paulo

Na última semana, o São Paulo anunciou a contratação por empréstimo de um ano do atacante argentino Nahuel Bustos. Para o grupo, o futebol brasileiro pode ser uma boa vitrine para o jogador, de 24 anos, que defendeu o Girona, da Espanha, na última temporada. Por lá, fez 11 gols em 45 jogos.

Bustos foi revelado pelo Talleres, da Argentina, e atuou pelo Pachuca antes de ser comprado pelo Grupo. Além dele, o Tricolor negocia a chegada de Nahuel Ferraresi - zagueiro venezuelano de 23 anos e que também pertence ao City.