Topo

Brasileirão - 2022

Vitor Roque brilha no Mineirão, e Athletico-PR vence Atlético-MG de virada

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

07/08/2022 20h54

Se algum torcedor do Atlético-MG ainda acreditava no título do Campeonato Brasileiro, certamente mudou de ideia após a derrota por 3 a 2 para o Athletico-PR, pela 21ª rodada, no Mineirão. O Galo precisava vencer, já que mais cedo o líder Palmeiras fez 3 a 0 no Goiás e abriu 13 pontos de vantagem, mas o Alvinegro viu o garoto Vitor Roque brilhar no gramado do Gigante da Pampulha.

Cria do Cruzeiro, o jovem atacante do Furacão marcou duas vezes, sendo o primeiro deles um golaço, e praticamente tirou o atual campeão nacional da corrida pelo título de 2022. Não bastasse sofrer dois gols de um ex-cruzeirense, o Atlético levou a virada no minuto final da partida com gol de Canobbio.

Com o novo tropeço, o quarto consecutivo no Brasileirão, o Galo termina a rodada 13 pontos atrás do líder do Palmeiras. Já eliminado na Copa do Brasil, resta ao Atlético jogar todas as suas fichas na Copa Libertadores. Para o Furacão, a conquista do Brasileirão nunca foi um objetivo, mas o time treinado por Luiz Felipe Scolari se mantém entre os primeiros colocados, além de seguir vivo na Copa do Brasil e na Libertadores.

Quem foi bem: Vitor Roque

Revelado pelo Cruzeiro, o atacante Vitor Roque parece ter uma motivação diferente quando enfrenta o Atlético-MG. O ex-cruzeirense marcou novamente contra o Galo, assim como havia feito durante o Estadual, ainda como jogador da Raposa. Agora pelo Athletico-PR, foram dois belos gols.

Quem foi mal: Nathan Silva

O zagueiro atleticano sofreu com a noite inspirada de Vitor Roque. Nathan Silva ficou sem rumo após ser driblado pelo atacante do Furacão no lance do primeiro gol rubro-negro.

O jogo do Atlético-MG: defesa bate cabeça

Com apenas três titulares em campo, o Atlético-MG teve muita dificuldade diante do Athletico, especialmente no sistema defensivo. Vitor Roque jogou com liberdade e os contra-ataques do Furacão assustaram bastante a torcida alvinegra.

Hulk no banco de reservas

Por causa do jogo da Libertadores na próxima semana, o atacante Hulk ficou no banco de reservas. O artilheiro do Galo foi para o jogo aos 25 minutos do segundo tempo, quando a partida já estava empatada em 2 a 2. No entanto, o atacante do Galo não conseguiu mudar o placar, apesar de criar boas jogadas.

Sequência de vitórias interrompida

O Atlético-MG havia vencido os seis jogos anteriores contra o Athletico-PR, por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, mas viu essa sequência acabar na noite de hoje.

Sem vencer após Turco

O técnico Turco Mohamed foi demitido pelo Atlético-MG após o empate com o Cuiabá, pela 18ª rodada do Brasileirão. Mas o Galo não venceu desde a saída do treinador argentino. São três derrotas e um empate.

Foco na Libertadores

Na quarta-feira, o Atlético-MG enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo duelo de volta das quartas de final da Libertadores. O Galo precisa vencer para avançar de fase, já que o jogo de ida, no Mineirão, terminou empatado em 2 a 2. Em caso de novo empate, a decisão será na disputa de pênaltis. No dia seguinte é a vez de o Athletico-PR decidir seu futuro no torneio continental. O Furacão visita o Estudiantes, na Argentina, e também precisa vencer. O jogo de ida, na Arena da Baixada, ficou 0 a 0.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 2 X 3 ATHLETICO-PR

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 07 de agosto de 2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Cartões amarelos: Allan (CAM); Pedrinho e Canobbio (CAP)
Gols: Igor Rabello aos 30 minutos do primeiro tempo; Vitor Roque a 1, Pavón aos 8, Vitor Roque aos 10 e Canobbio aos 51 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Everson, Guga, Nathan Silva, Igor Rabello e Dodô (Jair aos 17' do 2º); Allan, Nacho Fernández e Pedrinho (Rubens, no intervalo); Pavón (Alan Kardec, aos 38' do 2º), Vargas (Keno, aos 17' do 2º) e Sasha (Hulk, aos 25' do 2º).Técnico: Cuca.

ATHLETICO-PR: Bento, Orejuela (Khellven, aos 21' do 2º), Matheus Felipe, Nico e Pedrinho; Erick, Alex Santana e Vitor Bueno (Léo Cittadini, aos 35' do 2º); Rômulo (Pedro Henrique, aos 41' do 2º), Vitinho (Cuello, aos 35' do 2º) e Vitor Roque (Canobbio, aos 21' do 2º). Técnico: Luiz Felipe Scolari.