Topo

Agora no Santos, Luan foi da benção de Marcelinho à decepção no Corinthians

Luan em ação pelo Corinthians em jogo do Brasileirão 2021 - Kely Pereira/AGIF
Luan em ação pelo Corinthians em jogo do Brasileirão 2021 Imagem: Kely Pereira/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2022 04h00

O Corinthians contratou Luan por R$ 29 milhões e aceitou emprestá-lo ao Santos bancando 100% dos salários. O Timão não vê mais clima para o meia-atacante no Parque São Jorge e acredita que na Vila Belmiro ele pode recuperar parte do seu futebol no Grêmio, onde foi destaque no título da Libertadores em 2017. O Peixe anunciou o reforço ontem (5).

Luan chegou ao Corinthians em dezembro de 2019 após uma difícil negociação com o Grêmio. Depois de idas e vindas, o Timão aceitou pagar os R$ 29 milhões por 50% dos direitos econômicos. Ele era o principal reforço do clube para a temporada.

Na apresentação, Luan recebeu a camisa 7 do ídolo Marcelinho Carioca e admitiu ser torcedor do Corinthians desde a infância: "Realizo um sonho. É o clube que torci a minha vida inteira".

Marcelinho, um dos principais jogadores da história do Corinthians, avisou que "o bagulho é louco". E Luan dias depois brilhou na Florida Cup e estreou com gol no Campeonato Paulista em 2020. Toda a expectativa, porém, foi virando decepção.

Luan alternou bons e maus momentos no primeiro semestre até a paralisação por causa da covid-19. A partir de julho de 2020, na retomada dos campeonatos, ele mostrou um desempenho pior e foi perdendo minutos em campo com o técnico Tiago Nunes, entusiasta da sua contratação. O fim do ano foi na reserva com Vagner Mancini. O resumo da primeira temporada teve cinco gols em 42 jogos.

Em 2021, Luan novamente oscilou e apresentou problema muscular na coxa, mas deu sinais do jogador do Grêmio em maio, quando fez um gol no São Paulo, pelo Campeonato Paulista, e dois sobre o Huancayo (PER), pela Sul-Americana. Os gols em sequência iludiram o torcedor e deram confiança ao atleta, mas nova lesão frustrou a reabilitação. Luan perdeu espaço, o técnico Sylvinho não conseguiu encaixá-lo no time e o resultado do segundo ano de Corinthians também foi ruim: quatro gols em apenas 33 jogos.

Neste ano, o ostracismo veio de vez. Luan não convenceu Vítor Pereira e só jogou três vezes, todas antes da chegada do treinador português. Ele não atua desde fevereiro e não faz um gol sequer há 13 meses.

"Durante o tempo que aqui estou, Luan está ficando fora de muito treino, ficou fora de grande parte dos meus trabalhos. O que eu disse quando cheguei e é exatamente aquilo que digo: se o Luan quiser se entregar no treino, no jogo e nas oportunidades que tiver, contará como todos os outros. Não coloco ninguém à parte, mesmo os miúdos da formação vêm e têm sua oportunidade. Precisamos de todos e do Luan também. Não tenho responsabilidade quando ele está para ser escalado e no último momento... Já aconteceu várias vezes, pelo menos três, de não estar disponível para jogo. A verdade é essa", reclamou VP, em entrevista em junho.

Fora até do banco de reservas, Luan reforça o Santos. No Corinthians, entende-se que o meia-atacante precisa de uma mudança de ares. Pessoas próximas ao jogador afirmam que ele perdeu confiança e está animado para retomar seu futebol no Peixe.

Detalhes do empréstimo

O Santos contratou Luan até o fim do Campeonato Brasileiro, em novembro, com 100% dos salários pagos pelo Corinthians. O acordo tem cláusula de renovação por uma temporada.

Se o Corinthians negociar Luan, o Santos fica com 20% como taxa de vitrine. Se optar por renovar, o Peixe passa a pagar parte dos salários do meia-atacante em 2023.