Topo

Série B - 2022

Atacante de 40 anos explica longevidade e desafia Cruzeiro pela Série B

Ciel, do Tombense, possui sete gols na Série B aos 40 anos  - Victor Souza/Tombense
Ciel, do Tombense, possui sete gols na Série B aos 40 anos Imagem: Victor Souza/Tombense

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

06/08/2022 04h00

Adversário do Cruzeiro na noite hoje (6), às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tombense tem uma carta na manga para tentar vencer o time celeste em Belo Horizonte. Trata-se do atacante Ciel, que, aos 40 anos, é um dos principais jogadores da equipe e um dos artilheiros da competição nacional com sete gols marcados. Com 20 clubes no extenso currículo, o jogador natural de Caruaru, em Pernambuco, está disputando a Série B apenas pela segunda vez na carreira e vive um momento especial, já que o time está bem próximo do G4 da competição.

Em contato com o UOL Esporte, Ciel explicou sobre a preparação que encara para disputar uma competição tão difícil como a Série B aos 40 anos de idade. Atualmente, o atacante do Ttme de Tombos tem quatro gols a menos que Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, que lidera o ranking da artilharia da competição com 11 gols marcados.

"Eu não olho para a idade. A gente tem que se cuidar, ter uma noite de sono boa, tenho um personal com quem eu trabalho à parte e também a preparação física do Tombense. É ter uma alimentação boa, preparação boa, fisioterapeutas, recuperação. Muito foco e nada é em vão, temos que buscar sempre melhorar a cada dia. Creio que ao final vamos colher coisas boas, pois estamos plantando coisas boas", disse o jogador.

O Tombense vem de uma vitória diante do Sampaio Corrêa, por 3 a 0, na rodada passada. Ciel entrou no decorrer da segunda etapa e marcou o último gol do time. Contra o Criciúma, há duas rodadas, ele foi titular e marcou o único gol da partida, na vitória por 1 a 0 dos mineiros. Assim tem sido a participação do jogador: em alguns momentos como titular e em outros como arma para a segunda etapa.

Contra o Cruzeiro, Ciel deverá começar no banco e ser uma opção do técnico Bruno Pivetti para a etapa final. O atacante sabe que a missão de vencer o Cruzeiro no Mineirão não é fácil, uma vez que o time é o único de toda a Série B com 100% de aproveitamento em casa. No entanto, ele crê que, apesar da boa campanha, o Tombense pode surpreender.

"Será um jogo difícil, é contra um time grande. Dentro de campo, cada um dá seu melhor. Vamos respeitar, como respeitamos todos os nossos adversários. Eles não perderam em casa, nós também não perdemos na nossa, mas estamos preparados. O professor tem feito ajustes. Quem sabe a gente não possa surpreender?", completou.

Apesar do bom momento individual, o artilheiro chamou a atenção para o principal objetivo do time, que não é o de chegar ao acesso, mas sim de confirmar a permanência na Série B na primeira vez na história em que o clube disputa a competição nacional.

"Fico feliz pelo momento de marcar sete gols pela equipe do Tombense. Estamos ali na briga pela artilharia. Mas o primeiro objetivo da gente é a permanência, o segundo é focar no acesso. A gente tem que pensar em prol do grupo, que é a permanência", finalizou.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X TOMBENSE

Competição: 22ª rodada da Série B
Data: 6 de agosto de 2022 (sábado)
Local e horário: Estádio Mineirão, às 19h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Cristian Passos Sorence (GO)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa/SP)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; e Matheus Bidu; Pablo Siles, Neto Moura e Fillipe Machado; Stênio (Luvannor), Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

TOMBENSE: Felipe Garcia; Diego Ferreria, Marcondes, Roger e Manoel; Rodrigo, Jean Lucas, Zeé Ricardo; Bruno Mota, Nenê Bonilha e Renatinho. Técnico: Bruno Pivetti.