Topo

Jô Soares era torcedor do Flu e esteve no Maracanazo na final da Copa de 50

Jô Soares era torcedor do Fluminense - Reprodução
Jô Soares era torcedor do Fluminense Imagem: Reprodução

Do UOL*, em São Paulo

05/08/2022 07h55

O humorista e escritor Jô Soares, que morreu hoje aos 84 anos, tinha uma relação próxima com o futebol. Ele era torcedor do Fluminense.

Porém, nos últimos anos, Jô contou que estava afastado do clube do coração. Ele preferia assistir a jogos do Campeonato Inglês.

"Com o tempo, fui me desvinculando da paixão clubística, porque o futebol passou a me interessar mais pela sua qualidade do que paixão clubística. Aí não dá para assistir a qualquer campeonato europeu, para mim principalmente o Campeonato Inglês, e deixar de ver um jogo para assistir a um do Fluminense, eu não consigo", disse em entrevista ao Bola da Vez, da ESPN, em 2018.

"Não fui eu que me afastei do Fluminense, foi o Fluminense que se afastou da gente, porque não dá para torcer por um time que de repente pinta um jogador como o Gustavo Scarpa e não sei nem que fim levou. Eu gosto mais de futebol do que do clube. O que posso fazer, não é culpa minha...", declarou.

Um dos personagens mais famosos de Jô Soares foi Zé da Galera nos anos 1980. Durante o programa "Viva o gordo" da TV Globo, Jô ligava do orelhão para o técnico da seleção brasileira, Telê Santana, durante a Copa de 1982 e cornetava as escolhas do comandante. O bordão "bota ponta na seleção, Telê!" ficou marcado na carreira de Jô Soares.

Por falar em seleção, Jô esteve no Maracanã na final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai bateu o Brasil para ficar com o título. O escritor é um dos autores do livro "A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar" (1994) que trata sobre aquele Mundial disputado no Brasil.

*Com informações do Lancepress