Topo

São Paulo

OPINIÃO

Calleri deveria deixar de bater pênaltis no São Paulo? Colunistas opinam

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

04/08/2022 12h01

Em jogo disputado na noite de ontem (3), o São Paulo venceu o Ceará por 1 a 0 no Morumbi, e poderia até ter construído um placar mais amplo no confronto de quartas de final da Copa Sul-Americana se não fosse o pênalti perdido por Jonathan Calleri, no segundo tempo.

Foi o segundo pênalti perdido por Calleri na temporada —o primeiro foi contra o Avaí, em junho, pelo Campeonato Brasileiro.

Artilheiro tricolor em 2022, com 19 gols, o atacante argentino não tem o melhor dos históricos quanto o assunto é penalidade máxima. São oito cobranças pelo São Paulo na carreira, sendo apenas metade delas convertidas.

Calleri tem sido escolhido para os pênaltis por conta da ausência de Reinaldo, machucado. O lateral, por outro lado, tem se mostrado especialista nas cobranças da marca da cal. São seis tentativas na temporada, e 100% de aproveitamento.

Diante do mau desempenho de argentino nas cobranças, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: Calleri deveria deixar de bater pênaltis no São Paulo? Confira as respostas:

Sim, Calleri não está se mostrando um batedor de pênaltis confiável, apesar de ser um grande artilheiro. Ceni entende tudo de bola parada e poderia preparar um outro atleta para assumir a função de Reinaldo.
ALICIA KLEIN

Seria melhor mesmo preservar o ídolo e o próprio time, que precisava demais daquele segundo gol para ir a Fortaleza com uma vantagem mais tranquila sobre o Ceará. Ceni tem que identificar ou preparar um melhor cobrador para substituir o Reinaldo.
ANDRÉ ROCHA

Pênalti é uma questão de quem sabe bater bem, independentemente de salário, posição ou prestígio no elenco. Calleri já mostrou que não é o melhor nessa questão no Morumbi.
DANILO LAVIERI

Já está mais que na hora.
JUCA KFOURI

Pênalti é treino e confiança. Se o jogador entra em um espiral de erros, talvez o melhor seja dar a bola a outro para a cobrança.
MARCEL RIZZO

Sim. E Luciano também. É preciso ter uma alternativa segura à ausência de Reinaldo.
MENON

Ou deixa de bater ou vai ter aulas com seu treinador a fim de aprimorar o fundamento.
MILLY LACOMBE

O batedor oficial tem que ser mesmo o Reinaldo. Mas, em sua ausência, acho que ninguém melhor que o artilheiro do time. Que ele passe a treinar mais para não desperdiçar tantas cobranças.
MILTON NEVES

Calleri deve ver o que pode melhorar em seus treinamentos de cobranças de pênaltis. Só não deve bater o próximo se algum companheiro tiver rendimento melhor nos últimos treinos. Ou se ele não se sentir confortável para cobrar.
PERRONE

Diante dos últimos pênaltis perdidos pelo Calleri é aconselhável ter uma outra alternativa mais segura para o Reinaldo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, Calleri precisa aprimorar suas cobranças antes de voltar a pedir para bater um pênalti. E Ceni deveria escolher outro cobrador, além de Reinaldo, que virou banco.
RODOLFO RODRIGUES

Sim. Existe uma diferença grande entre ser um atacante artilheiro e saber bater pênaltis. Vários caras que faziam muitos gols ao longo da história eram péssimos batedores. Calleri mais uma vez pegou mal na bola ontem, basicamente de "tornozelo". Além de Reinaldo, o São Paulo tem outros nomes que poderia cobrar os pênaltis.
RODRIGO COUTINHO

Tendo a achar que sim. Pênalti deve ser definido pelo melhor desempenho no treino, que não vemos. Pelo menos nos jogos, que vemos, Reinaldo e Luciano têm sido mais eficientes.
RODRIGO MATTOS

Sim. Pênalti não é prêmio ou bônus que se oferece a ídolo ou artilheiro, é pra ser batido por quem sabe! E Calleri bate muito mal.
VITOR GUEDES

São Paulo