Topo

São Paulo

São Paulo vence Ceará com gol de Nikão e pênalti perdido por Calleri

Nino Paraíba e Welington disputam bola em São Paulo x Ceará, pela Sul-Americana - Ettore Chiereguini/AGIF
Nino Paraíba e Welington disputam bola em São Paulo x Ceará, pela Sul-Americana Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 21h09

São Paulo e Ceará entraram em campo na noite desta quarta-feira (3), no Morumbi, embalados por suas campanhas na Copa Sul-Americana. Só que o aguardado confronto entre as duas melhores equipes da competição até aqui ficou marcado pela falta de criatividade dos times. A grande mudança de roteiro surgiu quando Nikão chutou forte e balançou as redes para o Tricolor, que venceu por 1 a 0. O placar poderia ser maior, mas Jonathan Calleri desperdiçou um pênalti — que gerou reclamações — sofrido por ele mesmo.

Com a vitória, o clube do Morumbi pode empatar fora de casa que estará classificado para a semifinal do torneio. Já o Ceará precisa de um triunfo por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Caso vença por um gol, o duelo irá para as penalidades. O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (10), no Castelão, em Fortaleza.

Rogério Ceni escalou seus titulares para o confronto. Luciano tinha liberdade para buscar a bola e flutuava nas costas dos volantes do time cearense, na tentativa de dar ao Tricolor superioridade numérica no meio de campo e, assim, criar jogadas ofensivas. Só que o time abusava dos cruzamentos para tentar marcar. Calleri bem que tentou, mas ficou muito isolado. No primeiro tempo, as duas melhores chances foram dos visitantes, que chegaram a acertar a trave em chute do lateral Nino Paraíba.

O Tricolor voltou melhor no segundo tempo e criou duas boas oportunidades logo no início com Igor Gomes e Luciano. Só que o time melhorou de rendimento apenas após as entradas de Nikão e Galoppo.

Live do São Paulo

Quem foi bem: Nikão

O camisa 10 tricolor entrou e mudou o jogo. Além de marcar o gol da vitória, ofereceu ao time mais qualidade na armação das jogadas.

Quem foi mal: Calleri

Artilheiro do São Paulo na temporada, com 19 gols, o centroavante desperdiçou a oportunidade de deixar o São Paulo ainda mais confortável na eliminatória, ao perder um pênalti no segundo tempo.

Atuação do São Paulo

Ceni escalou o time no seu já tradicional 3-5-2. O time chegou a ter 65% de posse de bola, mas pecava na hora de colocar seus atacantes em boa situação para finalizar. Na etapa final, o time foi mais ousado e se lançou ao ataque. Mesmo assim, ainda o fazia mais de forma intuitiva, na base do talento dos jogadores.

Atuação Ceará

O Ceará entrou para explorar as subidas dos alas são-paulinos, especialmente com Mendoza, que jogava nas costas de Igor Vinícius.

Cronologia

Nikão, aos 25 minutos do segundo tempo abriu o placar para o São Paulo. Aos 33 minutos, Calleri sofreu pênalti de Victor Luís, mas parou na defesa de João Ricardo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 x 0 CEARÁ
Competição: Copa Sul-Americana - quartas de final
Data e hora: 03 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Nino Paraíba e Victor Luis (Ceará); Welington e Pablo Maia (São Paulo)
Gol: Nikão, aos 25 minutos do segundo tempo (São Paulo)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Andrés Colorado), Igor Gomes (Galoppo) e Welington; Luciano (Nikão) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Messias e Victor Luís; Richard Coelho, Richardson e Diego Rigonato (Fernando Sobral); Vina, Mendoza e Iury Castilho (Cléber). Técnico: Marquinhos Santos.

São Paulo