Topo

São Paulo

São Paulo joga contra o Ceará para retomar prestígio na América do Sul

Miranda e Mendoza disputam jogada em São Paulo x Ceará  - Ettore Chiereguini/AGIF
Miranda e Mendoza disputam jogada em São Paulo x Ceará Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

DO UOL, em São Paulo

03/08/2022 04h00Atualizada em 03/08/2022 08h50

O São Paulo entra no gramado do Morumbi, na noite desta quarta-feira (3), às 19h15 (de Brasília), para enfrentar o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, buscando reviver seus grandes momentos nos torneios continentais. Para isso, conta com um especialista em conquistas na América do Sul em seu banco de reservas.

Ídolo e campeão da Sul-Americana e da Libertadores, Rogério Ceni agora tem a missão de reconduzir o Tricolor aos grandes títulos. E também apagar a impressão das eliminações recentes do clube. Desde que o ex-goleiro e Lucas Moura levantaram o troféu da Sul-Americana em 2012, o São Paulo bateu na trave nas semifinais da competição em 2013 (caiu para a Ponte Preta) e 2014 (eliminado pelo Atlético Nacional-COL). Em 2017, ano de estreia de Ceni como treinador, o Tricolor foi eliminado na primeira fase pelo Defensa y Justicia-ARG. Outras eliminações se seguiram: caiu para o Colón-ARG (2018), e Lanús-ARG (2020).

Na Libertadores, o mais longe que o São Paulo conseguiu chegar foi à semifinal, em 2016, quando perdeu os dois jogos para o Atlético Nacional-COL. A coincidência com os dias atuais é o centroavante. Em 2016, Jonathan Calleri fez sua primeira passagem pelo São Paulo, e foi o goleador daquela edição, com nove gols marcados.

Em 2019, outro time argentino foi algoz do clube paulista, que foi eliminado na primeira fase da competição pelo Talleres, de Córdoba. Um ano mais tarde, o time não passou da fase de grupos do torneio.

No ano passado, mais uma eliminação doída na Libertadores, quando o time caiu para o rival Palmeiras nas quartas de final, após uma atuação fraca no Allianz Parque.

Rogério Ceni deixou claro que gostaria de conseguir a vaga na Libertadores 2023 por meio do Campeonato Brasileiro. Só que para chegar vivo na atual edição da Sul-Americana —e também na Copa do Brasil—, o São Paulo teve de fazer alguns sacrifícios nesta temporada. O preço pago até aqui foi a baixa pontuação conquistada no Nacional. Em 20 rodadas, o Tricolor somou apenas 26 pontos e ocupa a décima posição.

Na fase de grupos da Sul-Americana, ele conseguiu rodar o elenco e escalar os jovens das categorias de base em alguns jogos. Mas com o aperto no calendário, optou pela força máxima nos confrontos eliminatórios.

"Nós temos de melhorar nosso nível de jogo em todas as competições", afirmou o treinador, após a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, pelo Brasileirão. no último fim de semana.

O peso de disputar três competições simultaneamente também caiu sobre o elenco. Para não desgastar ainda mais seus jogadores, e correr o risco de perder mais atletas lesionados, Ceni admite que priorizou o avanço nas Copas.

"Os caminhos que nós fomos tendo, os adversários [que saíram] no sorteio. Cai no sorteio contra o Palmeiras, não pode abrir mão [de jogar com os titulares]. Na Sul-Americana, uma competição que a gente vê com possibilidades, vamos enfrentar o Ceará com todo respeito, mas é busca por um título", analisou o comandante são-paulino.

Embora Ceni tenha admitido que dificilmente algum lesionado poderia voltar, Reinaldo, recuperado de estiramento no adutor direito, e Alisson, recuperado de entorse no joelho direito, trabalharam com o restante do elenco por toda a atividade de ontem. Assim, podem aparecer pelo menos no banco de reservas como opções para o jogo. Jandrei, Luan e Patrick seguem em recuperação, enquanto Arboleda e Caio só devem voltar no ano que vem.

Retrospecto mostra equilíbrio com o Ceará

O duelo entre São Paulo e Ceará, nas últimas temporadas, é sinônimo de empate. Os seis confrontos mais recentes, válidos pelo Brasileirão, terminaram em igualdade no placar. Na oitava rodada do atual torneio, 2 a 2 no Morumbi, com o Alvinegro cearense buscando o empate duas vezes.

O Ceará se destaca por ter a melhor campanha da Sul-Americana 2022. Tanto o Ceará quanto o São Paulo estão invictos até aqui no torneio, mas só o Vozão tem 100% de aproveitamento na competição.

São oito vitórias em oito jogos, com 22 gols marcados e apenas dois sofridos. O São Paulo tem campanha semelhante, mas com um empate. O Tricolor balançou as redes adversárias em 20 oportunidades e foi vazado seis vezes.

As duas equipes, inclusive, já se enfrentaram pela Sul-Americana. Em 2011, o Ceará venceu em casa por 2 a 1, mas tomou o troco no Morumbi, quando o São Paulo fez 3 a 0 e avançou na competição.

Veja os jogos recentes entre São Paulo x Ceará pelo Brasileirão

28/05/22 - São Paulo 2x2 Ceará
14/10/21 - São Paulo 1x1 Ceará
27/06/21 - Ceará 1x1 São Paulo
10/02/21 - São Paulo 1x1 Ceará
25/11/20 - Ceará 1x1 São Paulo
24/11/19 - Ceará 1x1 São Paulo

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x CEARÁ
Competição: Copa Sul-Americana - ida das quartas de final
Data e hora: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Jhon Perdomo (COL)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Wellington; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Messias e Victor Luís; Richard Coelho, Richardson e Lima; Vina, Mendoza e Cléber. Técnico: Marquinhos Santos

São Paulo