Topo

São Paulo

Quem são e como jogam Bustos e Ferraresi, que podem reforçar o São Paulo

Nahuel Bustos, atacante que é alvo do São Paulo,  - Jaime Lopez/Jam Media/Getty Images
Nahuel Bustos, atacante que é alvo do São Paulo, Imagem: Jaime Lopez/Jam Media/Getty Images

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 04h00

Em busca de mais opções para o elenco de Rogério Ceni, o São Paulo quer um acerto com o City Football Group, dono do Manchester City e outros 11 clubes espalhados pelo mundo, para poder contar com mais dois reforços nesta janela de transferências: Nahuel Ferraresi e Nahuel Bustos.

Apesar da coincidência nos nomes, elas param por aí. O venezuelano Ferraresi tem 23 anos e é zagueiro, enquanto o argentino Bustos, de 24 anos, é atacante.

Segundo Bruno Andrade, colunista do UOL, o Tricolor monitora Ferraresi desde o início de julho. O grupo City topa em negociar em definitivo 50% dos direitos econômicos do venezuelano. Para liberá-lo, a equipe da Premier League pede cerca de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,3 milhões). Sem dinheiro, o São Paulo negocia um empréstimo sem custos por um ano, com opção de compra.

Apesar de ser venezuelano, ele se destacou em gramados argentinos antes de ser contratado pelo grupo City. Passou por Vélez Sarsfield, Ferro Carril e Nueva Chicago, voltou para o Deportivo Táchira e teve seus direitos adquiridos pelo City. Então, ocorreu uma nova peregrinação, agora por Montevidéu Torque-URU, Peralada-ESP, Porto B, Moreirense e Estoril, os três últimos de Portugal.

Na temporada 2021/2022, pelo Estoril, foi titular em 23 dos 24 jogos que fez pelo clube português. Se destacou também pela seleção da Venezuela.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, Ferraresi, de 1,88m, foi titular em 13 dos 18 jogos da Venezuela na competição. Em média, efetuou dois desarmes e duas interceptações a cada vez que entrou em campo. Com a lesão de Arboleda, que não deve voltar a jogar nesta temporada, a contratação de um zagueiro é prioridade para o São Paulo.

Mais um reforço para o ataque

Além do zagueiro venezuelano, o São Paulo negocia com o grupo City a chegada de mais um jogador. Revelado pelo Talleres-ARG, Nahuel Bustos tem 24 anos e pode agregar ao time atuando pelos lados do campo ou formando uma dupla de ataque com mais um centroavante de referência.

Depois do Talleres, passou por Pachuca-MEX, até ter seus direitos adquiridos pelo grupo City, que o emprestou para o Girona-ESP. Pela equipe espanhola, ele mostrou sobretudo mobilidade nas partidas em que atuou. Ao todo, na última temporada, foi titular em 15 dos 38 jogos em que disputou.

Mostrou faro artilheiro ao marcar 11 gols na Segunda Divisão da Espanha, além de ter dado dois passes para gol. Os moldes da negociação proposta para ter Bustos são parecidos com os que podem fazer Ferraresi desembarcar no Morumbi. Segundo a ESPN Brasil, faltariam só os acertos finais do empréstimo de um ano.

Se contratados até o dia 15 deste mês, poderão disputar o Brasileirão. Para poder atuar na Sul-Americana, o São Paulo precisa avançar na competição, já que as inscrições para as quartas de final já foram encerradas. Na Copa do Brasil, mesmo se o Tricolor avançar, eles não poderão jogar, já que o período para registro de novos atletas já foi fechado.

Na última semana, o clube do Morumbi contratou o meia argentino Giuliano Galoppo e o goleiro Felipe Alves. Para a temporada, já havia trazido o goleiro Jandrei, o lateral Rafinha, o volante Colorado, os meias Patrick, Nikão e Alisson e o atacante Marcos Guilherme.

São Paulo