Topo

Internacional

Quem é a banda que embala o 'bailão' no vestiário do Internacional

Pedro Henrique, Edenilson e Alemão cantam no vestiário do Inter - Reprodução
Pedro Henrique, Edenilson e Alemão cantam no vestiário do Inter Imagem: Reprodução

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/08/2022 04h00

Pagode? Sertanejo? Funk? Piseiro? Nada disso! O que embala o vestiário do Internacional é um gênero muito popular no Sul do Brasil, conhecido como bailão. Com Pedro Henrique como embaixador, Alemão e Edenilson como novos fãs, a banda Rainha Musical viralizou ao ter uma de suas músicas — com direito a coreografia — tomando o reduto vermelho depois da vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, no último domingo (31). E a repercussão na torcida mostra que o 'bailão colorado' é um sucesso.

"Esse guardanapo amassado diz como é que eu tô... Sofrendo por amor...", este é o trecho que viralizou no vestiário do Inter. É a música 'Guardanapo' que virou hit no Beira-Rio.

É o meia-atacante Pedro Henrique o 'embaixador do bailão' no Inter. Com ele, o gênero virou costume nos momentos que antecedem os jogos e já conquistou vários outros jogadores.

"A nossa amizade com Pedro Henrique surgiu pela internet. Ele reagiu a uma postagem nossa há dez anos, quando ele jogava no Rennes, da França. E eu, como grande apreciador de futebol, comecei a seguir ele. Toramos ideias, fiquei sabendo que ele é de Santa Cruz [cidade gaúcha], de Linha Pinheiral, onde nós tocamos em muitos eventos. Ele conhecia tudo de bailão. De lá para cá formamos uma grande amizade", contou o vocalista da Rainha Musical, Mauricio Lima, ao UOL Esporte.

Bastou Pedro atuar no futebol brasileiro para levar o gênero musical para as caixas de som do vestiário.

"Te confesso que isso está sendo de arrepiar. O Pedro sempre fazia vídeos para nós, mas como ele estava na Europa, não era tão conhecido aqui porque saiu muito novo do Brasil, não tinha essa repercussão que teve agora. Agora, em um grande clube do Brasil, ele está fazendo o que sempre fez. Ele sempre nos ajudou, e agora ainda mais. O Alemão já abraçou, o Edenilson abraçou, o povo colorado, o público, os torcedores... De ontem [domingo] para hoje [segunda] está uma loucura e estou impressionado com a repercussão", contou.

Foram mais de 5 mil novos seguidores nas redes sociais da banda e do vocalista em menos de 24h.

Banda centenária, gênero popular, coreografia dos jogadores

Banda Rainha Musical, que embala o 'bailão' no vestiário do Inter - Divulgação/Banda Rainha Musical - Divulgação/Banda Rainha Musical
Imagem: Divulgação/Banda Rainha Musical

Foram Pedro Henrique e Alemão — a dupla firmou fortes laços de amizade, repleta de brincadeiras com 'coisas do interior' no Inter — que criaram a coreografia de 'Guardanapo'. Agora, o sonho é ver a mão em movimento característica criada pelos atletas na torcida e quem sabe como comemoração de gol.

"Foram eles que criaram a coreografia. Agora viralizou, eles marcaram a banda fazendo com as mãos o movimento. E todo mundo está mandando vídeos assim. Eles criaram, e tomara que isso vá para o estádio, para a torcida", contou.

"Nós não combinamos nada. Nós temos um grupo [de WhatsApp], com Pedro Henrique, com William Campos, que é filho do falecido Beto Campos [técnico de futebol que foi campeão gaúcho de 2017 pelo Novo Hamburgo], que hoje comanda o São Luiz-RS. Ali mandamos de tudo, o Pedro manda coisas dos jogos, o William, nós mandamos da banda. E ele já tinha mandado vídeos com a música, mas no jogo foi demais. Ele tinha feito um no almoço, com Alemão, e disse que depois do jogo partiu do Edenilson o vídeo. Ele pediu pra cantar a música e colocaram na caixa de som do vestiário", completou.

E se engana quem pensa que a banda Rainha Musical é novidade. O grupo está na quinta geração de músicos e completou recentemente 102 anos de estrada. O gênero 'bailão' tem mais de 500 conjuntos espalhados pelo Sul do Brasil, principalmente.

"O Rainha Musical fez 102 anos em junho desse ano. A banda é de 1920. Gravamos nosso DVD rotulado de '100 anos de história' porque era para acontecer antes, mas veio a pandemia. A história da banda é linda e é muito gratificante fazer parte disso", disse Mauricio.

"Nosso estilo é bailão mesmo. Antigamente chamavam de bandinha, marchinha, tem vários nomes. Mas hoje em dia se chama bailão. É um estilo grande, assim como outros, tem muito público que frequenta eventos, principalmente nos três Estados do Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. É um estilo divertido, que diverte as pessoas, esse é o nosso querido bailão", contou.

Bailão Colorado

O bailão colorado só cresce. Desde que tomou o vestiário, o vídeo com a música em trecho do DVD publicado no YouTube já ultrapassou um milhão de visualizações e a todo momento novos torcedores compartilham o conteúdo.

"Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar isso. Depois do 3 a 0 contra o Atlético-MG, fechou todas com o clima que estava no vestiário. Todas as mídias repercutiram, a coreografia, torcedores de vários lugares publicaram. Isso vai render muita coisa boa ainda. Eles vão fazer muitos gols e o povo vai lembrar do 'Guardanapo' e vai cantar com a mão para cima", brincou Mauricio.

O hit até venceu a rivalidade Gre-Nal. Os gremistas da banda já estão todos acompanhando os jogos do Inter e torcendo pelos gols ao som do bailão.

Internacional