Topo

Como ESPN e SBT se preparam para coberturas históricas na Libertadores

Corinthians x Flamengo terá transmissão do SBT com equipe completa no estádio nesta terça (2) - Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians x Flamengo terá transmissão do SBT com equipe completa no estádio nesta terça (2) Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 04h00

Três jogos com brasileiros em campo, sendo dois deles apenas com representantes do país na Libertadores. A semana que abre a fase quartas de final da competição continental será histórica para o SBT e para a ESPN. A emissora de Silvio Santos terá o duelo entre Corinthians e Flamengo, as duas maiores torcidas do Brasil, em rede nacional. Já o canal pago da Disney vai ter a exclusividade em TV paga de Atlético-MG x Palmeiras.

Ambas as emissoras prepararam uma cobertura que está sendo anunciada como "especial". O SBT, por exemplo, que durante toda a Libertadores fez seus jogos com as equipes de transmissão nos estúdios, desta vez terá o time completo liderado pelo narrador Téo José presente na Neo Química Arena para o jogo entre Timão e Rubro-Negro.

Além de Téo José, farão parte da transmissão os comentaristas Mauro Beting, Emerson Sheik e Nadine Basttos. O SBT anunciou que o pré-jogo vai ao ar a partir de 21h15 (horário de Brasília). A bola rola às 21h30.

Apesar de não poder exibir o duelo Corinthians x Flamengo, que na TV paga é exclusivo da Conmebol TV, a ESPN também vai deslocar uma equipe para a Neo Química Arena. O canal da Disney anunciou que o programa ESPN F90 das 13h será apresentado diretamente da casa corintiana. Outros programas da emissora farão o "esquenta" da partida no estádio também.

Na quarta-feira (3), a ESPN vai transmitir Atlético-MG x Palmeiras diretamente do Mineirão também com time completo in loco. A narração será de Paulo Andrade, com comentários de Zinho, Leonardo Bertozzi e Carlos Eugênio Simon. O jogo começa às 21h30. Durante o dia, o canal terá as presenças de Mariana Spinelli e Felippe Facincani no estádio participando dos programas jornalísticos da casa.

A Disney tem a exclusividade do duelo entre Galo e Verdão na TV por assinatura, mas na internet o jogo estará disponível de graça no Facebook Watch, tanto na página oficial da Libertadores quanto na do Desimpedidos.

Na quinta-feira (4), ESPN e Facebook vão dividir o outro duelo com brasileiro na Libertadores, que será Athletico x Estudiantes, também às 21h30. O canal da Disney terá mais uma vez time completo no estádio. A narração na Arena da Baixada será de João Guilherme, com comentários de Silas, Eugênio Leal e Leonardo Gaciba.

A expectativa é de boas audiências para SBT e ESPN com as transmissões desta semana. Com Corinthians x Flamengo, o canal de Silvio Santos vai enfrentar a novela "Pantanal", da Globo, que esticou em sua programação o capítulo desta terça até 22h55 para encarar o clássico das maiores torcidas do país.

Na fase anterior da Libertadores, o SBT transmitiu os dois jogos entre Corinthians e Boca Juniors. Na volta, quando o Timão passou nos pênaltis, a emissora registrou em São Paulo uma média de 21 pontos no Ibope, o equivalente a mais de 4,3 milhões de pessoas só na região metropolitana.

Esse foi o melhor resultado do canal em jogos transmitidos no horário nobre em SP desde o início das transmissões da competição continental, em 2020, superando os 19 pontos marcados nas semifinais de 2020 e 2021, com jogos do Palmeiras diante de River Plate e Atlético-MG, respectivamente.

O sucesso da semifinal do ano passado entre Galo e Verdão é um fator que agora pode impulsionar os números da ESPN na TV por assinatura. Mesmo com a concorrência do Facebook na internet, o canal pago deve levar vantagem pela facilidade, estabilidade e costume dos assinantes, além de não ter tanto delay (atraso) quanto uma transmissão online.