Topo

Geromel renova até o fim de 2023 e diz que vai se aposentar no Grêmio

Perto de completar 37 anos, zagueiro ativou cláusula de prorrogação contratual ao longo da Série B - Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Perto de completar 37 anos, zagueiro ativou cláusula de prorrogação contratual ao longo da Série B Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2022 15h10

O Grêmio confirmou hoje (1) que Pedro Geromel ativou a cláusula de renovação automática de contrato. Em entrevista coletiva, a diretoria e o zagueiro falaram sobre a prorrogação até o final de 2023. O camisa 3 ainda afirmou que pretende se aposentar no time gaúcho, mas ainda não estimou até quando vai seguir atuando.

Geromel completa 37 anos em setembro e está no Grêmio desde o final de 2013. O vínculo foi prorrogado após atuação do zagueiro contra a Chapecoense, garantindo participação em 60% das partidas do time na atual temporada.

"Ano passado foi muito difícil. Foi um ano em que as coisas não aconteceram do jeito que a gente esperava, queria. A única solução que encontrei foi lutar, me dedicar, para devolver o clube. Conversei com o presidente, perguntei se eles contavam comigo e fiquei aqui. Os nossos números provam isso (a dedicação e empenho)", disse Geromel.

O zagueiro chegou ao Grêmio por empréstimo do Colônia, da Alemanha, e virou titular absoluto em 2015. No ano seguinte, participou da conquista da Copa do Brasil e em 2017 foi capitão do time no título da Copa Libertadores.

"Com certeza, vou encerrar minha carreira no Grêmio. Estou renovando e espero encerrar minha carreira aqui. Minha carreira foi pautada por 10 anos de Europa, ninguém me conhecia aqui. Minha família nunca me viu jogar e nunca pude jogar em clubes que brigam por títulos. Aqui, tive a felicidade de chegar e ir à final do Gauchão, jogar decisões. Queria mostrar para mim mesmo que tinha essa capacidade. Cheguei aqui e não tinha nenhum título. Com 30 anos fui convocado para seleção brasileira e meu exemplo é bom de ser seguido pelos mais jovens: não desistir, continuar. Já tive inúmeras ofertas, propostas para sair, mas ficando aqui foi a melhor decisão que eu tomei", declarou o camisa 3.

O zagueiro atuou em todas as partidas do Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro e tem apresentado números superiores aos de 2019, 2020 e 2021 no clube. Ainda assim, não existe um prazo oficial para encerrar a carreira.

"Infelizmente não sei dizer. Se eu estiver jogando igual estou jogando, como vou parar de jogar? Não dá, né? Mas se não estiver rendendo, não vou ficar aqui", afirmou.

A prorrogação de vínculo de Pedro Geromel mantém os mesmos padrões do atual vínculo. Ou seja, o zagueiro segue sendo um dos maiores salários do elenco.

O Grêmio volta a campo contra o Guarani, na sexta-feira (5), em Campinas. O jogo é válido pela 22ª rodada da Série B.