Topo

São Paulo

Delegado pede vídeo ao Athletico para avaliar se torcedora cometeu racismo

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 04h00

Tão logo terminou a partida contra o Athletico-PR, ontem, válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo veio a público informar que um funcionário e torcedores do clube haviam sido vítimas de ataques racistas por parte da torcida do clube paranaense na Arena da Baixada. O funcionário são-paulino registrou Boletim de Ocorrência e a polícia já iniciou os procedimentos para esclarecer o que aconteceu. A primeira providência foi solicitar ao Furacão imagens que permitam identificar uma mulher que aparece em vídeos nas redes sociais imitando um macaco e verificar se há relação entre os casos.

"Já foi solicitado ao Athletico-PR que nos forneça as imagens das câmeras da arena para identificar a torcedora que aparece imitando um macaco. Acredito que Athletico-PR não vá demorar a nos ceder as imagens que nos permitam identificar essa moça, que é o que queremos", afirmou o delegado Luiz Carlos Oliveira, responsável pela Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), em contato com o UOL Esporte.

O delegado explicou que somente após a análise das imagens serão definidas as próximas providências. "Só depois que identificarmos as pessoas é que vamos decidir se vamos abrir inquérito e ver se o caso será relatado para o Ministério Público", disse.

De acordo com o delegado, o Boletim de Ocorrência foi lavrado às 18h14 deste domingo, portanto antes que a polícia tivesse acesso às imagens da torcedora, o que impediu que houvesse a tentativa de reconhecimento dela por parte do funcionário do São Paulo.

"O funcionário é um cinegrafista que faz a cobertura dos jogos do São Paulo. Quero identificar a moça para, posteriormente, poder mostrar a imagem para ele para confirmar se foi ela quem cometeu o ato contra ele. Acredito que possa ser a mesma pessoa", relatou o delegado Luiz Carlos Oliveira.

Segundo nota divulgada pelo São Paulo, os ataques racistas vindos de parte da torcida do Athletico aconteceram logo em seguida ao pênalti defendido por Felipe Alves. O Tricolor também informou que torcedores do time foram alvo de manifestações preconceituosas.

Entenda o caso

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma mulher imitando um macaco em direção à torcida são-paulina. Nele, um homem aparece gritando coisas em direção ao setor da arquibancada em que estava localizada a torcida do São Paulo. Atrás dele está uma mulher que filma tudo com um celular. No fim, esta jovem é filmada imitando um macaco.

Em sua postagem, o São Paulo destacou: "Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista".

São Paulo