Topo

São Paulo denuncia racismo contra funcionário e torcida na Arena da Baixada

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

31/07/2022 20h26

O São Paulo denunciou que um de seus funcionários foi vítima de racismo durante o jogo contra o Athletico-PR, disputado neste domingo, pela 20ª rodada do Brasileirão Série A, na Arena da Baixada. Segundo o clube, o homem registrou Boletim de Ocorrência.

Segundo comunicado oficial emitido pelo São Paulo, um profissional do clube foi vítima de ataques racistas vindos de parte da torcida do Athletico, logo em seguida ao pênalti defendido por Felipe Alves. O Tricolor também informou que os torcedores do time também sofreram manifestações preconceituosas.

Até publicação desta matéria o Athletico não havia se manifestado.

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma mulher imitando um macaco em direção à torcida são-paulina.

Nele, um homem aparece gritando coisas em direção ao setor da arquibancada em que estava localizada a torcida do São Paulo. Atrás dele está uma mulher que filma tudo com um celular. No fim, esta jovem é filmada imitando um macaco.

Em sua postagem, o São Paulo destacou: "Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista".

Confira a íntegra nota do clube:

"Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados neste domingo, na Arena da Baixada.

Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves. Ele vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência.

Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista".

Até o momento, o Athletico Paranaense não se pronunciou sobre o caso.