Topo

OPINIÃO

Posse de Bola: São Paulo salvo por goleiro; Flamengo e o edital do Maracanã

29/07/2022 12h59

O São Paulo venceu por 1 a 0 o primeiro jogo diante do América-MG, no Morumbi, pelas quartas de final da Copa do Brasil, levando uma vantagem que teve participação importante do goleiro reserva Thiago Couto, que entrou no lugar de Jandrei, afastado devido a uma fratura, e defendeu um pênalti que ele mesmo havia cometido. O Flamengo ficou no empate em casa com o Athletico-PR, enquanto o Corinthians foi derrotado pelo Atlético-GO por 2 a 0.

No podcast Posse de Bola #249, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira comentam a situação dos clubes nas quartas de final da Copa do Brasil, o bom momento do Fluminense e também as questões do Flamengo com o Maracanã e a possibilidade de o clube rubro-negro buscar a construção de um novo estádio.

Em relação à vitória são-paulina, Juca Kfouri afirma que é exagerado apontar Thiago Couto como herói, já que o pênalti havia sido cometido por ele mesmo e não foi bem batido por Maidana, do América-MG. Por outro lado, vê com animação a estreia do argentino Giuliano Galoppo, novo reforço tricolor.

"Thiago Couto era o vilão por ter feito um pênalti absolutamente estabanado e desnecessário, mas a meu juízo não chegou a virar um herói porque na verdade o Maidana atrasou aquela bola para ele, o mérito dele foi ter esperado o Maidana bater, mas a minha avó pegaria aquele pênalti se ela também ficasse esperando o Maidana bater porque foi dos pênaltis mais ridículos que eu vi alguém bater nos últimos tempos. Como goleiro, mesmo juvenil, ele tinha a obrigação de desfazer a bobagem que havia feito", diz Juca.

"A grande notícia do ponto de vista do são-paulino foi olhar a estreia desse menino Galoppo, porque, por pouco que ele tenha participado do jogo, pelo tempo que jogou, cada vez que ele pegou na bola, você viu que ele é um cara diferente. Ele tem um toque de bola diferente, tem uma visão de jogo, um posicionamento muito interessante, quase ainda fez o segundo gol. Eu gostei muito. Ele junta tudo, me parece um cara sofisticado ao mesmo tempo que guerreiro, pode ser solução para o São Paulo", completa.

Já em relação ao Corinthians, Juca critica a atuação diante do Atlético-GO e considera que a derrota deve ter decretado a saída de Roger Guedes do time titular de Vítor Pereira.

"Corinthians fez uma partida horrorosa sem dúvida alguma, acho que determinou a reserva do Roger Guedes, ele não vai jogar quando o Yuri Alberto estiver jogando. Ele tem cabeça ruim, era a chance dele, queria jogar pelo lado, mas ele é incapaz de um gesto de solidariedade, nem se dava ao trabalho de voltar para ajudar o Piton, acho que ele decretou a reserva dele", diz Juca.

Mauro Cezar Pereira comenta o edital do Maracanã que pede sete camarotes, 200 ingressos e bufê liberado ao governo como contrapartida na concessão aos clubes. Para o jornalista, fica inviável ao Flamengo pensar outra saída que não seja a viabilização da construção de um novo estádio.

"O edital saiu e tem um trecho que é um negócio magnífico, olha a preocupação dos políticos, do governo do estado do Rio, eles não estão preocupados em fazerem uma concessão que aqueles que assumem o Maracanã assumem todas as despesas do estádio, compromissos de manutenção do estádio em ótimas condições e dar uma contrapartida à sociedade de alguma maneira, para o cidadão. Não, eles querem benefícios para os amigos, olha a quantidade de ingressos, isso é um escárnio, é uma piada", diz Mauro Cezar.

"Dentro do Flamengo tem gente que defende até a ideia, se for possível, de propor a compra do Maracanã. Financiar e pagar o Maracanã. Eu acho que o Flamengo, mais do que nunca, eu não pensava assim, mas depois dessa eu acho que não dá mais, porque isso é só um ponto, é o ponto mais pitoresco, o ponto mais debochado, mais sarcástico", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.