Topo

Fluminense

Fluminense terá 'folga' no calendário antes de decisão na Copa do Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/07/2022 04h00

Apesar dos sustos no segundo tempo, deu tudo certo para o Fluminense. A vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, na noite de ontem (28), no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, aumentou a série invicta do time para 11 partidas e manteve o momento de embalo da equipe comandada por Fernando Diniz. Até o duelo de volta da eliminatória, marcado para 17 de agosto, às 20h, no Maracanã, o técnico ganhará alguns "respiros" no calendário.

No período, o Flu entrará em campo três vezes, contra Santos, Cuiabá e Internacional, todas pelo Brasileirão. De uma partida para outra, o treinador terá semanas livres de treinamentos, ou seja, maior tempo de descanso para os titulares antes da decisão diante do Fortaleza. Mesmo em meio à maratona de jogos, Diniz não costuma poupar grande parte de seus titulares habituais.

"Para quem gosta de dar treino, é sempre bom ter semanas abertas para melhorar a equipe. Quando a gente tem jogo cortado, no meio da semana e no final, como vai ser nessa, sempre procuro trabalhar muito vídeo. O vídeo a gente trabalha sempre, com semana cheia ou não, e arrumo um tempo para levar para campo fatores técnicos e táticos que acho interessantes, mas não é o ideal. O ideal é ter um número menor de jogos, ter essa sequência de jogos é muito desgastante, às vezes as logísticas são extremamente desfavoráveis, porque as distâncias no Brasil são muito grandes", afirmou Diniz após a vitória na Arena Castelão.

O técnico curte a boa fase do Fluminense, que rendem até comentários de que a equipe pratica o melhor futebol do Brasil, mas não se apega aos resultados. A última derrota de Flu foi no dia 11 de junho, quando perdeu por 2 a 0 para o Atlético-GO. De lá para cá, o time venceu nove e empatou duas partidas.

"Não fico preso à sequência, ela já está no passado. Não faz mais parte da história que a gente precisa escrever. A gente precisa continuar escrevendo história, a gente precisa se dedicar cada vez mais a melhorar a equipe, os adversários nos estudam, e nós os estudamos também. [...] Não tem comodismo, a gente não pode se acomodar no campeonato, que é extremamente difícil, as partidas são desgastantes e as equipes são muito fortes", comentou Diniz.

Com o resultado de ontem, o Flu joga pelo empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil. O Fortaleza, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para passar no tempo normal. Vitória por vantagem mínima do Leão do Pici leva a decisão para os pênaltis. Quem passar de fase encara Atlético-GO ou Corinthians - ontem, os goianos venceram a ida por 2 a 0, em casa.

O Fluminense volta a campo na segunda (1º), às 20h, quando visita o Santos, na Vila Belmiro, pela 20º rodada do Brasileirão, que abre o segundo turno.

Fluminense