Topo

Palmeiras

Quem é Vanderlan, lateral que encantou Abel e desbancou Jorge no Palmeiras

Vanderlan, lateral esquerdo do Palmeiras, em ação contra o Inter, no Allianz Parque, pelo Brasileirão - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Vanderlan, lateral esquerdo do Palmeiras, em ação contra o Inter, no Allianz Parque, pelo Brasileirão Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2022 04h00

"Mais um grande jogador surgindo". Essas foram as palavras que o goleiro Weverton, ídolo do Palmeiras, usou para se referir ao lateral esquerdo Vanderlan, cria da Academia de Futebol e de 19 anos que vem ganhando cada vez mais espaço com o técnico Abel Ferreira.

Vanderlan se destacou e foi titular do Verdão nos dois últimos jogos e, segundo Abel, hoje é o substituto imediato de Piquerez, que virou desfalque no período por conta de dores na coxa. A revelação da base, portanto, superou o rodado Jorge, hoje terceira opção na posição.

Na vitória por 2 a 1 sobre o Inter, no último domingo (24), o jovem lateral esquerdo deu a assistência para o gol do triunfo palmeirense e foi eleito o Craque do Jogo na transmissão da TV Globo. Depois da partida, Abel explicou o motivo de Vanderlan ter subido um degrau na hierarquia do setor.

"É o caminho natural. Por mérito próprio, hoje é o número dois. Amanhã, não sei. No futebol nós sabemos que há lesões, castigos, meritocracia. Jorge se lesionou, fez dois jogos muito bons. Gosto do Jorge, do Piquerez e do Vanderlan. Mérito do trabalho dele, da formação. É um moleque que está aqui há muito tempo, tem cabeça, é predestinado, treina bem em qualquer posição. É fruto do trabalho dele", analisou o treinador português.

Mas quem é Vanderlan?

Natural de Brumado, na Bahia, Vanderlan faz parte da geração que conquistou o inédito título da Copinha, no início deste ano. O lateral chegou ao Palmeiras em 2017, para a categoria sub-15, depois de dar seus primeiros passos no Jacuipense, onde ficou por apenas sete meses antes de chamar a atenção do Verdão.

Pela base, além da Copinha, ele conquistou também pelo Verdão o Mundial de Clubes (2018), a Copa do Brasil (2019) e a Supercopa do Brasil (2019), todos pelo sub-17, e três vezes o Paulistão pelo sub-20 (2019, 2020 e 2021).

Como destacou Abel, Vanderlan se mostra um jogador versátil no Palmeiras. Nas categorias inferiores, atuou até de meia e ponta, enquanto no profissional também fez trabalhos na zaga. É como lateral esquerdo, sua posição de origem, que o treinador tem utilizado o jovem promissor. No elenco principal, participou de 16 partidas, sendo nove em 2021 e sete em 2022.

Em maio deste ano, para se prevenir do assédio europeu, o Palmeiras renovou o contrato de Vanderlan até o fim de 2026.

O elenco palmeirense ganhou folga até amanhã (27), quando se reapresenta na Academia de Futebol e inicia a preparação para o jogo contra o Ceará, sábado (30), às 16h30, na Arena Castelão, pela 20ª rodada, que abre o segundo turno do Brasileirão. Há a possibilidade de Piquerez voltar a ser relacionado, o que faria Vanderlan ser opção para Abel no banco.

Veja sobre o tema e notícias do futebol no UOL News Esporte:

Palmeiras