Topo

Copa América Feminina 2022

Brasil bate Paraguai, vai à final da Copa América e se garante em Paris-24

Kerolin e Ary Borges fazem dancinha após gol do Brasil; seleção não sofreu para superar as paraguaias - Gabriel Aponte/Getty Images
Kerolin e Ary Borges fazem dancinha após gol do Brasil; seleção não sofreu para superar as paraguaias Imagem: Gabriel Aponte/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/07/2022 22h51

Classificação e Jogos

A seleção brasileira deu novo show em campo e, com sobras, venceu o Paraguai por 2 a 0 em jogo válido pela semifinal da Copa América Feminina e disputado nesta noite.

Além de avançar para a final, o time comandado por Pia Sundhage, que está invicto e ainda não tomou gols no torneio continental, garantiu vaga tanto na Copa do Mundo de 2023 quanto nas Olimpíadas de Paris de 2024.

Os gols da partida, realizada na Colômbia, foram marcados pela meio-campista Ary Borges e pela atacante Bia Zaneratto, ambos no 1° tempo.

Na grande decisão da Copa América, marcada para às 21h (de Brasília) deste sábado (30), o Brasil vai encarar justamente as donas da casa: a seleção colombiana bateu a Argentina na outra semifinal por 1 a 0 e chega ao duelo também invicta.

O Paraguai, por outro lado, vai disputar o 3° lugar do torneio na sexta-feira (29). Caso vença as argentinas, a equipe também se garante na próxima edição da Copa do Mundo.

Início paraguaio

Apesar do domínio da amarelinha, as primeiras grandes chances do jogo surgiram em lances da equipe treinada pelo ítalo-brasileiro Marcello Frigerio.

O susto inicial saiu em cobrança de falta: enquanto todas as jogadoras esperavam um cruzamento para a área, Fany Gauto surpreendeu e bateu direto, obrigando a goleira Lorena a espalmar e mandar para escanteio.

Na cobrança do tiro de canto, Sandoval subiu mais do que as brasileiras e cabeceou para o gol — a bola só não entrou porque Adriana afastou o perigo já em cima da linha.

Ary Borges e Angelina tentam roubar a bola de Dulce Quintana durante Brasil x Paraguai - Raul ARBOLEDA / AFP - Raul ARBOLEDA / AFP
Ary Borges e Angelina tentam roubar a bola de Dulce Quintana durante Brasil x Paraguai
Imagem: Raul ARBOLEDA / AFP

Resposta com gol

Ary Borges abriu o placar para a seleção brasileira na partida contra o Paraguai - Raul ARBOLEDA / AFP - Raul ARBOLEDA / AFP
Ary Borges abriu o placar para a seleção brasileira na partida contra o Paraguai
Imagem: Raul ARBOLEDA / AFP

Depois de algumas jogadas ofensivas pouco perigosas, o Brasil conseguiu agredir a seleção adversária de vez aos dez minutos.

Em jogada construída pelo meio, Antonia recebeu e, na entrada da área, bateu ao gol de Bobadilla, que conseguiu rebater. Na sobra, Bia Zaneratto tentou deslocar a arqueira em chute de média distância, mas errou o alvo.

Cinco minutos minutos depois, a equipe de Pia Sundhage abriu o placar. Após bate-rebate dentro da área, Tamires acionou Bia Zaneratto que, de costas, rolou para Ary Borges. A jogadora do Palmeiras, com categoria, acertou o canto do gol paraguaio: 1 a 0.

Golaço de Zaneratto!

Em sua 100ª partida com a camisa da seleção brasileira, Bia Zaneratto balançou as redes — com muito estilo — aos 27 minutos.

Em erro na saída do campo de defesa paraguaio, tanto Debinha quanto Antonia tentaram roubar a bola e acabaram derrubadas pela zagueira María Martínez.

A arbitragem não chegou a marcar falta e a bola sobrou para a camisa 16 do Brasil, que cortou para dentro já dentro da área e soltou o pé esquerdo para o fundo do gol de Bobadilla: 2 a 0.

Em seu 100° jogo com a camisa da seleção brasileira feminina, Bia Zaneratto balançou as redes - Raul ARBOLEDA / AFP - Raul ARBOLEDA / AFP
Em seu 100° jogo com a camisa da seleção brasileira feminina, Bia Zaneratto balançou as redes
Imagem: Raul ARBOLEDA / AFP

Show (e gols perdidos) do Brasil

Antonia, da seleção brasileira feminina, sofre falta durante jogo diante do Paraguai - Raul ARBOLEDA / AFP - Raul ARBOLEDA / AFP
Antonia, da seleção brasileira feminina, sofre falta durante jogo diante do Paraguai
Imagem: Raul ARBOLEDA / AFP

A primeira etapa terminou em meio às entradas duras das paraguaias e, na metade final, o Brasil voltou a responder na bola.

Aos seis minutos, Bia Zaneratto teve a chance de ampliar em lance similar ao do gol que fez no 1° tempo, mas parou em Bobadilla. Pouco depois, Kerolin, em dois chutes ao gol e um cabeceio, também causou perigo. Duda, com a goleira rival caída, foi outra que errou o alvo.

Ainda teve espaço para show: tanto Tamires quanto Antonia aplicaram lindas canetas nas paraguaias e, por pouco, não conseguiram avançar nas respectivas jogadas.

Com o placar controlado, o Brasil reduziu o ritmo nos minutos finais e, apesar dos sustos causados na goleira Bobadilla, não conseguiu ampliar até o apito final: Adriana ainda acertou a trave no último lance, mas a partida acabou em 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

Brasil 2x0 Paraguai
Motivo: semifinal da Copa América Feminina
Data: 26/07/2022
Local: Estádio Alfonso López, na Colômbia
Hora: 21h (de Brasília)
Gols: Ary Borges (15 min do 1° tempo) e Bia Zaneratto (27 min do 1° tempo)

Brasil: Lorena; Antonia (Fê Palermo), Tainara, Rafaelle (Kathellen) e Tamires; Angelina, Ary Borges (Duda Sampaio), Adriana e Kerolin (Gabi Portilho); Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto. Técnica: Pia Sundhage

Paraguai: Bobadilla; Ramona Martínez (Rosa Miño), María Martínez, Veronica (Lorena Alonso) e Daysy Bareiro (Graciela); Godoy, Dulce Quintana, Jessica Martínez e Fabiola Sandoval; Fany Gauto e Rebeca (Fatima Acosta). Técnico: Marcello Frigerio