Topo

Projeto enviará satélite com recados para Maradona ao espaço; entenda

Mensagens ao argentino serão salvas em um disco rígido que viajará, junto com um par de chuteiras, rumo ao espaço - Marcos Brindicci/Getty Images
Mensagens ao argentino serão salvas em um disco rígido que viajará, junto com um par de chuteiras, rumo ao espaço Imagem: Marcos Brindicci/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/07/2022 16h47

Diego Maradona morreu há quase dois anos, mas a idolatria ao ex-jogador é eterna entre os argentinos. Prova disso é um audacioso projeto, denominado "Pipa Cósmica", que "levará" o nome do astro ao espaço.

O jornal Olé explicou o funcionamento da ideia: nos próximos dias, fãs do "El Pibe de Oro" poderão deixar mensagens de texto ou gravações de áudio ao ídolo na base aérea de Morón, em Buenos Aires — haverá uma turnê que passará por outros países antes da iniciativa "decolar".

Os conteúdos serão salvos em um disco rígido que viajará, junto com um par de chuteiras, em um satélite rumo ao espaço. A expectativa é que mais de 1 milhão de recados sejam feitos.

A data do lançamento ainda não foi definida pelos idealizadores do projeto e contará com a ajuda de astrólogos, mas terá relação direta com algum dia especial envolvendo feitos de Maradona.

O satélite, ainda de acordo com o Olé, contará com um sistema de geolocalização que terá até transmissão ao vivo para o público interessado.

O principal objetivo do projeto é fazer com que os fãs de Maradona "conversem" com o ídolo "do céu".

Há também a expectativa sobre uma corrente em torno da seleção local: torcedores poderão gravar conteúdos em prol do possível título da Argentina na próxima Copa do Mundo.

Trajetória do argentino no futebol

Diego Maradona com a camisa do Boca Juniors - Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images - Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images
Imagem: Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Maradona foi descoberto aos 9 anos pelo Argentinos Juniors na favela onde morava, no subúrbio de Buenos Aires. Ele jogou pela equipe profissionalmente entre 1976 e 1981, quando se transferiu para o Boca Juniors.

Apesar de ter jogado apenas dois anos pelo Boca, antes do retorno no final de carreira, Maradona se transformou em um dos maiores ídolos da equipe.

O bom futebol abriu as portas da Europa, e o craque foi para o Barcelona, onde jogou entre 1982 e 1984.

Depois, mudou-se para a Itália e formou um dos maiores esquadrões dos anos 80 com o Napoli.

Em 1992, Maradona voltou para a Espanha, desta vez para o Sevilla. Já no final da carreira jogou no Newell's Old Boys e no Boca.

Maradona também teve uma carreira como técnico, com o ponto mais alto dirigindo a Argentina na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Antes dos problemas de saúde envolvendo que culminaram em sua morte, o campeão mundial pela Argentina em 1986 trabalhava como técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.