Topo

Sair do PSG? Que nada! Conversas com técnico e nova função animam Neymar

Neymar durante amistoso de pré-temporada do PSG contra o Kawasaki Frontale, no Japão, há dois dias - PSG via Getty Images
Neymar durante amistoso de pré-temporada do PSG contra o Kawasaki Frontale, no Japão, há dois dias Imagem: PSG via Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

22/07/2022 04h00

Uma nota publicada pelo jornal espanhol El País correu o mundo há mais ou menos um mês dando conta de que o PSG tinha decidido que Neymar não estava mais nos planos. Uma bomba, mas que aos poucos foi desarmada.

Neymar se apresentou ao PSG para a temporada 2022/2023 uma semana antes do previsto, participa dos treinos sem qualquer restrição, foi titular em amistoso há dois dias e viu os rumores de saída do time francês esfriarem. Agora, segundo ouviu o UOL Esporte, o dia a dia é de animação pelas perspectivas dos próximos meses tanto no clube, quanto na seleção brasileira em ano de Copa.

O atacante brasileiro retornou ao PSG totalmente diferente do que havia deixado em maio. O clube trocou a diretoria de futebol (Leonardo por Luis Campos) e o comando técnico (Mauricio Pochettino por Christophe Galtier). Neymar e seu estafe até desconfiaram que alguma coisa pudesse mudar, mas no fim das contas o jogador se sentiu bem-recebido na volta à França.

Na verdade, é até mais do que isso: Neymar se aproximou e tem tido conversas que considera positivas com Galtier, seu novo treinador. São papos sobre conceitos táticos, posicionamento em campo e variação de funções que eram pouco comuns na época de Pochettino — o que pode ajudar a explicar sua pior temporada na Europa em 2021/2022.

Com Galtier, ele avalia, existe mais diálogo. Até porque o camisa 10 do PSG vai ter novas responsabilidades em campo nesta nova fase.

Do PSG à seleção, da seleção ao PSG

Neymar foi ponta de velocidade a vida inteira. No Santos, na seleção, no Barcelona e no começo da passagem pelo PSG. Foi na França que passou a jogar mais centralizado, como meia de criação. Na seleção, Tite observou a mudança do clube e usou o camisa 10 nesta faixa do campo, alternando também para a posição de centroavante.

Neymar - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar comemora gol marcado pela seleção contra a Coreia do Sul em amistoso de junho
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Nos jogos mais recentes, a seleção se moldou jogando com dois pontas de velocidade — os "perninhas rápidas", segundo Tite —, além de Neymar e Lucas Paquetá se revezando entre as funções de meia e centroavante. Eles trocam de posição e são incentivados o tempo inteiro a fazer tabelas e se desmarcar para construir ataques.

Essa é mais ou menos a ideia que Christophe Galtier está levando para o PSG neste começo de temporada.

Quem faz o papel de Paquetá é Messi, sempre nessa alternância com Neymar entre as funções de meia e falso 9. O brasileiro é mais atacante, mas desce com frequência para tentar explorar o espaço entre as linhas de marcação do adversário e tabelar com o argentino. A ideia é que os dois interajam o maior número de vezes que for possível e um preencha o espaço deixado pelo outro. O recém-contratado Vitinha fica numa faixa atrasada em relação a Messi e Neymar e Mbappé em outra mais avançada.

"Eu sei onde Neymar pode ficar confortável, seja um pouco mais avançado ou na frente de dois meio-campistas. Neymar, como o Leo (Messi), eles são facilitadores, jogadores que têm essa capacidade de se encontrar nas entrelinhas e de ser decisivos", disse recentemente o treinador.

Galtier - C. Gavelle/PSG - C. Gavelle/PSG
Christophe Galtier e Neymar durante treino do PSG logo após a chegada do novo treinador
Imagem: C. Gavelle/PSG

Por mais que Galtier prefira um esquema com três zagueiros em relação à linha de quatro defensiva que Tite usa na seleção, o novo técnico do PSG ouviu Neymar sobre preferências em campo e o modo como tem atuado com destaque na seleção para moldar seu plano de jogo. Neymar gostou do interesse e vê uma boa relação com o treinador, o que pode ajudá-lo no clube e também com a Amarelinha.

O brasileiro não esconde que a prioridade do ano é a Copa do Mundo do Qatar. Mas para chegar bem lá é preciso estar bem no PSG. Sem problemas físicos e à vontade com o novo treinador, ele já revelou numa live sua expectativa para os próximos meses.

Essa temporada vai entrar tudo. É só chutar. Vai, vai. Estou sentindo. Sabe quando a gente está com um feeling bom? Feeling bom. Vou chutar na Copa? Gol. Chutar de esquerda? Gol. Cabeceia? Gol. De cabeça, eu estou bom agora. Vixi! Tanto que eu treinei nas férias de cabeça. Até balançando o pescoço."