Topo

Brasileirão - 2022

Fluminense bate Goiás à véspera de aniversário, em jogo de viradas

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/07/2022 20h56

À véspera do seu aniversário de 120 anos, o Fluminense deu mais um motivo para a torcida celebrar. O Tricolor venceu o Goiás por 3 a 2, na noite de hoje (20), em jogo com virada e revirada, e chegou à terceira colocação do Campeonato Brasileiro — ao menos, temporariamente. O placar foi construído com gols de Arias, Cano e Willian Bigode para os cariocas, e Pedro Raul e Nicolas para os donos da casa.

Os visitantes abriram o placar e o Goiás chegou a virar, mas o time das Laranjeiras respondeu rapidamente e, com dois gols no fim, voltaram a ficar em vantagem.

Com o triunfo, o Flu foi a 31 pontos, atrás de Palmeiras e Corinthians — o Atlético-MG, que também tem 31, entra em campo amanhã. O Esmeraldino, por outro lado, permanece com 21 e pode ver os times da zona de rebaixamento se aproximarem.

Na próxima rodada, o Goiás visita o São Paulo no Morumbi, sábado. O Flu recebe o Red Bull Bragantino no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no domingo.

Quem foi bem - Willian Bigode

Willian Bigode entrou nos minutos finais do jogo e acabou sendo decisivo, ao marcar o terceiro gol do Fluminense.

Quem foi mal - Yan Souto

Opção do técnico Jair Ventura no segundo tempo, Yan Souto não entrou tão bem e cometeu algumas falhas na marcação.

Desempenho do Goiás

Com alguns desfalques, o técnico Jair Ventura mudou um pouco a cara do time e buscou colocar em campo uma formação para igualar as ações com o adversário. A equipe acabou dando alguns espaços na defesa, mas, com saídas em velocidade, levou perigo ao gol de Fábio.

No retorno do intervalo, o Esmeraldino avançou a linha de marcação e teve uma presença maior no campo de ataque, mas falhava no chamado "último terço" do campo. A equipe chegou a virar, mas cochilou e tomou mais dois gols.

Desempenho do Fluminense

Fora de casa, a equipe tricolor manteve o estilo de jogo e conseguiu ter um pouco mais de posse de bola. Apesar de algumas chances criadas — e o gol marcado —, o Flu encontrou algumas dificuldades para furar o bloqueio adversário.

No início do segundo tempo, o Goiás mudou a marcação e impôs obstáculos maiores ao Flu. Diniz, então, fez mudanças para tentar alterar o cenário, alterando, inclusive, mexendo na estrutura. O time chegou a levar a virada, mas voltou a ficar na frente com gols no final.

Cronologia

O jogo começou agitado e o Fluminense teve uma boa oportunidade com menos de um minuto, quando, após cruzamento da esquerda, Nino cabeceou e Tadeu fez boa defesa. Pouco depois, o Goiás respondeu com Luan Dias.

Reclamação

O jogo teve um lance que gerou reclamação por parte do Goiás. Pedro Raul recebeu e finalizou, a bola desviou em Samuel Xavier e Fábio fez a defesa, mas a equipe da casa indicou toque de mão do lateral-direito do Flu. Quando a bola saiu, o árbitro pediu para esperar como se estivesse em comunicação com a cabine do VAR, mas mandou o jogo seguir.

"O árbitro estava de frente para o lance. Toda hora vemos outros pênaltis assim sendo marcados e aqui ele não marcou", disse Pedro Raul, ao Premiere, na saída para o intervalo.

Chance lá e cá

Tanto o Goiás quanto o Fluminense achavam espaços no setor ofensivo. Matheus Martins recebeu nas costas da defesa e quase abriu o placar para os cariocas. No lance seguinte, Pedro Raul recebeu sem marcação e bateu para fora, mas a arbitragem apontou impedimento.

Placar aberto

O Fluminense movimentou o placar com Arias. Em lance que começou com uma arrancada de Nino, houve um perde e ganha na entrada da área e a bola sobrou para Ganso, que achou o colombiano sem marcação. Ele recebeu e bateu na saída de Tadeu.

Tudo igual

No fim do primeiro tempo, o Goiás chegou ao empate. Após cruzamento de Sávio, Manoel perdeu o tempo de bola e Pedro Raul, de cabeça, aproveitou para balançar a rede.

Outro panorama

Após o intervalo, o Goiás avançou a linha de marcação e criou mais dificuldades ao Fluminense, tendo também maior presença no campo de ataque. O Tricolor, em busca de espaço, não conseguia repetir a intensidade demonstrada na primeira etapa.

Fabio defende

O Goiás quase chegou à virada após levantamento na área em que a bola ficou viva na área. Maguinho e desviou Fábio pegou. No rebote, Pedro Raul tentou empurrar, mas o goleiro voltou a defender.

Estreia

Reforço recém-chegado ao Fluminense, o atacante Marrony, ex-Vasco e Atlético-MG, fez a estreia com a camisa do Fluminense.

Perdeu!

O Goiás teve nova chance de virar. Renato Júnior ganhou na velocidade de Felipe Melo, foi à linha de fundo e cruzou. Nicolas bateu de primeira, mas mandou para fora.

Virada e revirada

O Goiás virou o jogo com um bonito gol de Nicolas. Porém, pouco depois, o Fluminense acordou e conseguiu voltar à frente no placar, com Cano e um bonito gol de Willian Bigode.

FICHA TÉCNICA:

GOIÁS 2 x 3 FLUMINENSE
Competição
: Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Dia e hora: 20 de julho de 2022 (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília)
Local: Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Cartões amarelos: Emerson Ávila (auxiliar-técnico), Renato Júnior (GOI)
Cartão vermelho: Emerson Ávila (auxiliar-técnico)
Gols: Arias, do Fluminense, aos 27'/1ºT; Pedro Raul, do Goiás, aos 43'/1ºT; Nicolas, do Goiás, aos 34'/2ºT; Cano, do Fluminense, aos 38'/2ºT; Willian Bigode, do Fluminense, aos 40'/2ºT

GOIÁS: Tadeu, Maguinho, Caetano, Reynaldo (Yan Souto) e Sávio (Hugo); Matheus Sales (Henrique Lordelo), Diego e Luan Dias; Vinicius, Dada Belmonte e Pedro Raul (Renato Jr.). Técnico: Jair Ventura

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel (Felipe Melo), Nino e Caio Paulista; André, Nonato (Martinelli) e Ganso; Arias (Marrony), Matheus Martins (Nathan) e Cano. Técnico: Fernando Diniz