Topo

Saiba por que hoje é celebrado o dia nacional do futebol

Jogadores do Rio Grande, clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil - Divulgação/Rio Grande
Jogadores do Rio Grande, clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil Imagem: Divulgação/Rio Grande

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2022 04h00

Hoje (19) se comemora o dia nacional do futebol. Não é feriado, mas a data celebra o esporte mais amado do país. Desde 1976, o dia, escolhido pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto), que depois viraria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), presta homenagem ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.

Fundado em 19 de julho de 1900, o Vovô, como é chamado, mantém atividade ininterruptamente até hoje e disputa a Terceira Divisão do futebol gaúcho.

Mas não teve ninguém antes?

O amante do futebol mais atento fatalmente está inclinado a considerar a afirmação sobre o clube gaúcho ser o mais antigo do país um erro. Basta pensar na data de fundação de um dos maiores clubes do Brasil, o Flamengo: 17 de novembro de 1895. Porém, o nome completo do Rubro-Negro explica tal situação. O Clube de Regatas Flamengo não nasceu com um clube de futebol.

Há outros exemplos de clubes fundados antes do Rio Grande, como Vitória, fundado em 1899, e Vasco, fundado em 1898. Mas, a exemplo do Fla, nenhum deles iniciou suas atividades exclusivamente com o futebol. Os cariocas também nasceram dos esportes náuticos, enquanto os baianos tiveram origem como um clube de críquete.

Além disso, existiam equipes em atividade na época, principalmente no Estado de São Paulo, como SPAC, Internacional e Mackenzie College. Mas todos eles interromperam ou fecharam definitivamente as atividades em algum momento, deixando o clube da região mais ao Sul do Brasil como 'ancião do futebol'.

Rixa com a Ponte Preta

Mas nem todo mundo está satisfeito com isso. A Ponte Preta discorda do posto histórico ocupado pelo Rio Grande. Fundada 23 dias depois, a equipe de Campinas alega que os gaúchos interromperam suas atividades e, por isso, estariam em situação semelhante a seus antecessores.

O questionamento da Ponte aponta para três anos: 1972, 1974 e 1976. Ao UOL Esporte, no início desse ano, a Macaca reforçou que se apresenta como "primeiro clube de futebol do país fundado como tal e em atividade de forma ininterrupta desde então". A equipe ainda alega ter documentos que provam a interrupção das atividades dos gaúchos.

O Rio Grande rebate afirmando que nunca parou suas atividades. "O que a Ponte Preta faz é uma insanidade. Até porque nós temos demonstrado e comprovado por documentos que o Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil e que jamais interrompeu suas atividades esportivas. Temos documentos completos, somos reconhecidos pela Fifa e pela CBF. A Ponte Preta deveria cuidar mais da vida dela", declarou o presidente Cláudio Diaz, ao UOL Esporte, em janeiro.

A Federação Gaúcha de Futebol disse ao UOL Esporte que o Rio Grande nunca solicitou desligamento ou deixou de renovar sua licença anual. Desta forma, manteve-se em atividade oficialmente. Em CBF explicou que a discórdia se dá pela falta de registros. Como na época não havia um controle mais rígido, o que vale é a palavra do órgão estadual.

Inspiração e queda

O Rio Grande foi inspiração para boa parte do futebol gaúcho. Inicialmente, o clube realizava partidas de exibição por diversas cidades para promover o esporte. Em 1901, atuou em Pelotas. Em 1903, uma partida realizada por dois times do próprio clube, foi o primeiro jogo de futebol registrado na história de Porto Alegre. Conta-se que tal partida serviu de inspiração para a fundação do Grêmio, dias mais tarde.

O Vovô tem na história a conquista do Campeonato Gaúcho das três divisões, além de dois títulos do interior, 17 Citadinos, e outras taças importantes do passado.

Porém, vive distante da elite há mais de 20 anos. Atualmente, o time que utiliza no uniforme as cores da bandeira do Rio Grande do Sul lidera o grupo D do Gauchão da Série B (que corresponde à Terceira Divisão, pois a segunda se chama Série A2).

Em janeiro, o UOL Esporte contou mais detalhes da história e do momento vivido pelo clube que é homenageado no 'Dia do Futebol'.