Topo

Flamengo engrena com Dorival e prepara nova ofensiva de peso no mercado

O meio-campista chileno Arturo Vidal, novo reforço do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
O meio-campista chileno Arturo Vidal, novo reforço do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/07/2022 04h00

De ânimo renovado após as classificações na Copa do Brasil e na Libertadores, o Flamengo não deixou a peteca cair e cumpriu sua missão ao vencer o Coritiba por 2 a 0, pelo Brasileiro.

Com as três frentes possíveis em disputa, o Rubro-negro vive dias de confiança em alta no Ninho do Urubu e prepara um bote no mercado da bola que, na visão da direção, colocaria o time em posição ainda mais privilegiada para brigar por tudo.

Com Everton Cebolinha e Vidal já contratados, o técnico Dorival Jr. já esfrega as mãos e sabe que mais peças de renome virão. A diretoria trabalha com cautela nos bastidores, mas a chegada de Walace, da Udinese (ITA), é cada vez mais factível. As conversas por compra de partes dos direitos avançam e o volante está mais próximo.

Wendel, por sua vez, é um sonho mais distante, embora esteja longe de ser impossível. A ideia é conseguir fazer com que ele acione a cláusula da Fifa que permite a liberação de jogadores que atuam na Rússia, mas o jogador do Zenit e seus agentes ainda estão reticentes.

O nome de Oscar, do Shanghai SIPG, circula nos bastidores, porém a operação é complexa. O Fla mira um empréstimo curto, mas os valores são acima da realidade brasileira. Marcos Braz, vice de futebol, conduz pessoalmente as conversas e tenta dobrar as partes. O jogador sinalizou positivamente, mas a conclusão do negócio não depende apenas de sua vontade. Há, no entanto, uma expectativa positiva no clube.

Ante a subida de Rodinei, a lateral direita já não é exatamente uma prioridade na Gávea. A cúpula de futebol não descarta um reforço para a posição, mas monitora as tais "oportunidades de mercado".

Com reforços já em mãos e outras negociações em andamento, Dorival prepara a equipe que encara na quarta (20) o Juventude, 20h30, no Mané Garrincha. Após a vitória sobre o Coxa, o treinador indicou que Cebolinha vai a campo, enquanto Vidal ainda seguirá trabalho de condicionamento:

"O Cebolinha estará conosco, seja atuando de início ou entrando. O Vidal ainda é cedo, muito cedo, não vamos criar uma expectativa antecipada, vamos dar tempo para que ele se condicione, conheça todos os processos e tenha condições".

Como muitos jogadores foram preservados diante dos paranaenses, a tendência é que o Flamengo tenha uma equipe ainda mais forte diante dos gaúchos. Depois de cumprir suspensão, Gabigol volta ao time.