Topo

Fred diz que foi massacrado e que quase parou de jogar após Copa de 2014

08. jul. 2014 - Fred tenta dominar bola e é marcado por Kroos, autor de dois gols na goleada sofrida pelo Brasil para a Alemanha - Flávio Florido/UOL
08. jul. 2014 - Fred tenta dominar bola e é marcado por Kroos, autor de dois gols na goleada sofrida pelo Brasil para a Alemanha Imagem: Flávio Florido/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/07/2022 12h05

Um dia depois de ter feito seu jogo de despedida como profissional, Fred recordou de quando pensou em parar de jogar futebol há oito anos. Em entrevista ao 'Esporte Espetacular', o ídolo do Fluminense revelou que, após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha na Copa de 2014, ele foi "massacrado" e cogitou pendurar as chuteiras, mas encontrou forças para continuar.

"Passou pela minha cabeça, realmente, essa vontade de parar", introduziu o agora ex-atacante. "Mas todas as vezes que vem o medo, a fraqueza, olho para trás e me lembro daquele moleque que saiu do nada, apenas com o sonho de bater uma bola. Falei: 'Não vou parar agora'", completou.

Na época, Fred tinha 30 anos e estava em sua primeira passagem pelo Fluminense. Titular da seleção, o ex-jogador falou da sensação que vivenciou durante a partida e do que aconteceu após a vexatória eliminação.

"Fui massacrado logo depois dessa Copa. E com justiça, né, porque realmente foi uma fatalidade o que aconteceu. A gente que estava em campo sentiu aquela sensação de impotência. Acho que nunca mais acontece uma loucura dessa", acrescentou.

Ele, que sabia da importância de vestir a camisa nove da seleção, ressalta que sentia o "peso" da responsabilidade. "Tinha que entrar no lugar de Ronaldo e Romário, dois gênios da bola. Nunca me comparei a eles, mas sabia que eu era eficiente, que podia fazer gols e ajudar se o coletivo funcionasse", explicou.

O ídolo do Flu também abordou o papel do clube para ele conseguir se reerguer, na vida e em campo. De acordo com Fred, a equipe caioca "estendeu a mão" e o "tirou do buraco". Além disso, o ex-atacante disse que utilizou a raiva como combustível naquele ano. No final, ele terminou como o artilheiro do Brasileirão, com 18 gols marcados.

"Foi um sentimento ruim que senti, e de repente o Fluminense veio me dando carinho e eu consegui ser o artilheiro daquele ano", relembrou.

Última dança

Oito anos depois o 7 a 1, Fred se despediu do futebol em grande estilo. O ex-jogador teve uma grande festa em seu último jogo, que terminou com vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Ceará, resultado que levou o time à vice-liderança do Brasileirão.

No 'Esporte Espetacular', o ídolo também falou sobre a sensação depois da noite de ontem (9) "Um turbilhão de emoções agora passando na minha vida, mas com a sensação de que hoje estou um pouco mais leve. Estou muito feliz com tudo o que aconteceu, foi muito mais do que eu merecia e esperava", encerrou.