Topo

Palmeiras e Fortaleza empatam em jogo finalizado por falta de luz

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2022 20h23

Em um jogo morno, onde as defesas levaram a melhor sobre os ataques, Fortaleza e Palmeiras empataram sem gols na noite deste domingo (10), em Fortaleza. Assim, o time paulista perdeu a oportunidade de abrir três pontos para o vice-líder. Com 30 pontos, o time segue na ponta do Campeonato Brasileiro, mas vê o Corinthians logo atrás com 29. Já o Fortaleza vê seu calvário aumentar. Com o empate, soma apenas um ponto, chega aos 11 pontos, mas continua na lanterna do torneio.

O melhor momento da partida aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo, quando caiu a energia do Castelão, e a torcida dos donos da casa fez uma linda festa com as luzes dos telefones celulares. Segundo os responsáveis pelo estádio, houve um apagão geral que deixou toda a região da Arena Castelão às escuras. Após a espera protocolar de 30 minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio resolveu encerrar a partida em Fortaleza. Por conta disso, o Palmeiras se apressou em voltar a São Paulo e os jogadores não concederam entrevistas pós-jogo.

Na súmula, o Wilton Pereira Sampaio relatou a confusão que culminou com o encerramento do jogo em Fortaleza. "Aos 44 minutos e 14 segundos do segundo tempo de jogo, a partida foi paralisada em razão de falta de iluminação adequada no estádio. Conforme previsto no Regulamento Geral das Competições da CBF, foi aguardado o prazo de 30 minutos para restabelecimento da iluminação. Durante esse período, seguindo orientações do comandante do policiamento, foi solicitado que ambas as equipes aguardassem o tempo previsto em seus vestiários por questões de segurança. Após encerrado o prazo de 30 minutos, fomos informados pelo sr. Rogério Nogueira Pinheiro (Sec. de Esporte e Juventude do Estado do Ceará), e responsável pela administração da Arena Castelão, que houve uma sobrecarga elétrica e consequente queda da subestação 01 da Arena Castelão, não havendo previsão de retorno, conforme documento em anexo. Dessa forma, foi comunicado aos responsáveis das equipes, sr Marcelo Paz (presidente da equipe Fortaleza E.C.) e o sr Anderson Barros (diretor de futebol da equipe S.E. Palmeiras ), que a partida foi suspensa em definitivo."

Fortaleza e Palmeiras entraram em campo pressionados, mas de maneiras distintas. Enquanto o Verdão tinha como missão se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro, o Tricolor cearense luta pela sobrevivência na Série A, já que permanece na zona de rebaixamento.

Precisando da vitória, os donos da casa começaram a partida mais concentrados e até balançaram a rede de Weverton, mas o gol de Zé Welison foi anulado. Após consulta ao VAR, o árbitro Wilton Pereira de Sampaio viu toque de mão de Matheus Vargas no início da jogada e deu falta para o time visitante.

Agora os dois times voltam as atenções para a Copa do Brasil, onde ambos têm clássicos pela frente. O Fortaleza tem uma vantagem confortável contra o Ceará no jogo da próxima quarta-feira (13), já que venceu o rival por 2 a 0 no jogo de ida. No dia seguinte, o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Parque, onde terá de reverter o resultado da primeira partida, quando perdeu por 1 a 0. Pelo Brasileiro, o Palmeiras joga com o Cuiabá em São Paulo, enquanto o Fortaleza viaja para enfrentar o Atlético-GO.

Quem foi bem: Zé Welison

Além do gol anulado logo no início do jogo, o volante Zé Welison se desdobrou para marcar o hábil meio de campo do Palmeiras. Fez muito bem a função e ainda encontrou oportunidades para chegar no campo de ataque.

Quem foi mal: Dudu

O camisa 7 deveria ser um dos pontos de criatividade do Palmeiras. Muito bem marcado, não conseguiu partir para cima da defesa adversária. Fez uma partida apagada e foi substituído aos 20 minutos do segundo tempo.

Primeiro tempo truncado

Após a pressão inicial, o Fortaleza resolveu recuar e tentar explorar os espaços deixados pelo Palmeiras. Romarinho e Moisés davam trabalho para a zaga alviverde. Só que o time cearense não conseguiu nenhuma chance clara. A equipe de Abel Ferreira passou a ter domínio territorial. O Fortaleza armou uma defesa com cinco jogadores e o Palmeiras, sem criatividade, esbarrava na retranca dos donos da casa. A melhor chance do Palmeiras saiu após cruzamento que Gustavo Scarpa desviou para Rony, que teve o gol impedido pelo zagueiro Habrãao, do Fortaleza.

Segundo tempo recomeça movimentado

Após uma etapa inicial morna, as duas equipes voltaram demonstrando mais interesse em atacar. O Palmeiras chegou duas vezes na bola aérea e Wesley obrigou Fernando Miguel a fazer boa defesa. A melhor chance, porém, foi de Yago Pikachu, que perdeu gol cara a cara com Weverton. O goleiro palmeirense cresceu e negou o gol do lateral tricolor.

Abel apela para Raphael Veiga

Na tentativa de vencer o jogo, o técnico Abel Ferreira lançou o time ao ataque. Colocou Breno Lopes para ser a referência e Raphael Veiga para poder auxiliar na criação das jogadas. Lopes teve ótima chance aos 30 minutos, mas bateu em cima de Fernando Miguel e perdeu o gol. O Palmeiras seguiu pressionando até o fim, mas aos 44 minutos do segundo tempo a luz acabou no Castelão e forçou o fim da partida.

Arena Castelão fica em luz durante jogo do Fortaleza contra o Palmeiras - Reprodução Web - Reprodução Web
Arena Castelão fica em luz durante jogo do Fortaleza contra o Palmeiras
Imagem: Reprodução Web

Festa da torcida

A queda de energia que encerrou a partida entre Fortaleza e Palmeiras foi o estopim para que a torcida do Leão iluminasse a Arena Castelão. Com as luzes dos telefones celulares acessas, os torcedores do time da casa aumentaram o volume na arquibancada e promoveram uma linda festa no estádio. À medida que o tempo passava e a energia não voltava, a torcida foi perdendo a euforia até o momento em que o jogo foi dado por encerrado pela equipe de arbitragem.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X PALMEIRAS

Competição: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data: 10 de julho de 2022
Local e Horário: Castelão, em Fortaleza, às 18h de Brasília
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

Cartões amarelos: Rony (PAL)
Gols:

Fortaleza: Fernando Miguel; Habrãao, Marcelo Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe, José Welison, Matheus Vargas (Hércules) e Lucas Crispim; Romarinho e Moisés (Depietri).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Atuesta) e Gustavo Scarpa; Dudu (Raphael Veiga), Rony (Gabriel Silva) e Wesley (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira