Topo

Flamengo tem ensaio contra Corinthians para Dorival carimbar evolução

Dorival Junior - Flickr/Flamengo
Dorival Junior Imagem: Flickr/Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2022 04h00

Neste domingo (10), o Flamengo encara o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Às 16h, as equipes ensaiam o confronto que se repetirá nas quartas da Libertadores. O Rubro-Negro tem a missão de ratificar a evolução sob o comando de Dorival Júnior.

São quatro vitórias consecutivas e a classificação na competição continental neste período. Em menos de um mês, o treinador encontrou opções na equipe, principalmente na ausência de Bruno Henrique, achou uma salvação para o dilema no gol e quebrou tabu na escalação de Gabi e Pedro. Agora, Dorival tem mais o desafio para seguir o caminho da retomada do protagonismo.

"O importante é apresentar soluções e não apenas pontuar problemas. Quando você apresenta soluções, passa confiança, mostra um caminho, você acaba sendo abraçado por um grupo que naquele momento vivia uma situação desconfortável. O desafio maior agora é a manutenção e alcance da regularidade. Teremos que trabalhar mais do que foi feito até então. Vamos aguardar para que o próprio grupo nos dê essa resposta", disse Dorival em coletiva após a classificação na Libertadores.

Em busca da regularidade, o ensaio carrega ainda mais peso por conta do momento do Fla no Brasileirão. São apenas 21 pontos em 45 disputados: seis vitórias, três empates e seis derrotas. O duelo, além de projetar a Libertadores, antecede o jogo contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, que vale classificação às quartas.

O teste acontece em um momento chave da temporada. A derrota deixará más lembranças para a Libertadores, enquanto a vitória trás confiança e embala o elenco. O Fla conta com retrospecto positivo e não perde para equipe paulista há quase quatro anos. A última derrota aconteceu na eliminação na semifinal da Copa do Brasil, em setembro de 2018.

O elenco rubro-negro à disposição para mais tarde mantém algumas semelhanças com a equipe de quatro anos atrás: Everton Ribeiro, Willian Arão, Diego Ribas, Rodinei e VItinho. O quinteto já estava no Fla em 2018, assim como Diego Alves, que hoje se recupera de dores no púbis.

Outra peça emblemática deste confronto é o técnico Dorival, que está em sua terceira passagem pelo Flamengo. A segunda iniciou justamente após a derrota para o Corinthians em 2018. Maurício Barbieri deixou o comando da equipe, e Dorival assumiu para a arrancada histórica até a classificação à Libertadores de 2019. Neste ano, mais uma vez, o técnico foi escolhido para arrumar a casa e trazer esperança ao Rubro-Negro.

Ficha técnica

Corinthians x Flamengo

Data: 10 de julho de 2022, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Competição: Campeonato Brasileiro, 16ª rodada
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/GO) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Times prováveis:

CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos (Bruno Méndez), Gil e Lucas Piton (Bruno Melo); Du Queiroz, Cantillo e Giuliano; Adson, Giovane e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.

FLAMENGO: Santos, Rodinei, Rodrigo Caio, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, João Gomes e Victor Hugo; Everton Ribeiro, Vitinho e Gabi. Técnico: Dorival Júnior.