Topo

Libertadores - 2022

Fortaleza vacila na bola aérea do Estudiantes e é eliminado da Libertadores

Jogadores do Estudiantes comemoram gol contra o Fortaleza, pela Libertadores - Fotobairesarg/AGIF
Jogadores do Estudiantes comemoram gol contra o Fortaleza, pela Libertadores Imagem: Fotobairesarg/AGIF

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/07/2022 23h25

O Fortaleza não deu conta de segurar a bola aérea do Estudiantes e foi derrotado, hoje, por 3 a 0, no jogo de volta das oitavas, no estádio Jorge Luis Hirschi, na Argentina, e deu adeus à Libertadores. O placar agregado foi de 4 x 1. Manuel Castro duas vezes e Zapiola marcaram os gols da classificação argentina.

Enquanto o Fortaleza se despede da competição, o Estudiantes aguarda definição de data e horário pela Conmebol para enfrentar o Athletico-PR pelas quartas de final. A equipe brasileira se classificou ao vencer o Libertad pelo agregado de 3 a 1.

Foi bem: Manuel Castro

Manuel Castro soube aproveitar os cruzamentos. Os dois primeiros gols da partida foram marcados após lançamentos na pequena área e saíram com a ajuda da cabeça do meia.

Foi mal: Tite não se move

Com uma equipe rival que apostou em bolas aéreas próximas ao gol, Titi, zagueiro do Fortaleza, ficou apenas olhando de fora da área e não acompanhou a bola nas chegadas, resultando nos dois gols marcados.

Mas o que é isso, Boeck?

O goleiro Marcelo Boeck mostrou que só é bom com as mãos e errou feio na saída de bola. Ao tocar a bola para o companheiro de time, o meia argentino Zapiola chegou para ficar com a bola e mandar para o gol.

Pikachu expulso em 21 minutos

Yago Pikachu, do Fortaleza, é expulso contra o Estudiantes, pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Yago Pikachu, do Fortaleza, é expulso contra o Estudiantes, pela Libertadores
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Yago Pikachu foi expulso em apenas 21 minutos de jogo no que pode ter sido sua última partida pelo Tricolor de Aço. Desde o início da semana, rumores de que o ala-direito pode ir para o Shimizu S-Pulse, do Japão, nos próximos dias ganharam força e o futuro do jogador ainda não foi definido.

Estudiantes domina bola aérea

Dono absoluto do jogo, o Estudiantes teve maior posse de bola, fez quatro gols, mas um não valeu e mesmo assim não foi possível ver tentativa de reação do Fortaleza. Com a bola aérea lançada dentro da área, conseguiu encontrar espaços mesmo entre os quatro defensores e dominou as chances da partida.

Fortaleza se perde na Argentina

Vojvoda comanda o Fortaleza contra o Estudiantes, pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Vojvoda comanda o Fortaleza contra o Estudiantes, pela Libertadores
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

O Leão do Pici não se encontrou em campo. Ao longo dos 90 minutos apresentou falhas na defesa, não teve articulação em campo para tocar a bola na zona intermediária e apresentou um ataque quase inexistente, que finalizou uma única vez em um intervalo de 45 minutos, com Moisés, para fora. No segundo tempo, a equipe cearense jogou a toalha ao sofrer o segundo gol em apenas um minuto de jogo mudou de postura, para tentar reagir no contra-ataque, mas de pouco adiantou.

Cronologia

O jogo começou movimentado, mas logo o Estudiantes assumiu o controle e marcou aos 8' do 1º T com Manuel Castro. Na volta para a segunda etapa, o meia marcou novamente com apenas um minuto. Aos 11' do 2º T, Zapiola ampliou o marcador e encerrou o placar.

Próximos jogos

O Fortaleza dá adeus à Libertadores e agora volta sua atenção para sair da zona do rebaixamento do Brasileirão. Na lanterna do torneio com apenas 10 pontos, a equipe encara o Palmeiras no domingo (10), às 18h (horário de Brasília), na Arena Castelão. O Estudiantes pega o Central Córdoba, no mesmo dia, às 13h, pelo Campeonato Argentino.

FICHA TÉCNICA:

ESTUDIANTES (ARG) 3 x 0 FORTALEZA
Competição: Copa Libertadores - jogo de volta das oitavas de final
Estádio: Jorge Luis Hirshi (ARG)
Data e horário: 7 de julho de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Pablo Llarena (URU)
VAR: Juan Lara (CHL)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba, José Welison, Moisés, Romarinho (FOR); Noguera (EST)
Cartões vermelhos: Yago Pikachu (FOR)
Gols: Manuel Castro (EST), aos 8' do 1º T e aos 1' do 2º T; Zapiola (EST), aos 11' do 2ºT

ESTUDIANTES: Andújar, Godoy, Rogel, Lollo, Noguera, Más, Jorge Rodríguez (Morel), Zuqui (Piatti), Manuel Castro (Rollheiser), Boselli (Zapiola) e Leandro Díaz (Pellegrino). Técnico: Ricardo Zielinski.

FORTALEZA: Marcelo Boeck, Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi, Yago Pikachu, Hércules (Ronald), José Welison (Matheus Jussa), Lucas Lima (Matheus Vargas), Juninho Capixaba, Silvio Romero (Igor Torres) e Moisés (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.