Topo

Internacional

Classificação do Inter teve invasão, susto, 'dupla da torcida' e festa

Com direito a festa no Beira Rio, jogadores do Inter comemoram classificação para as quartas de final da Sul-Americana após goleada sobre Colo-Colo - Maxi Franzoi/AGIF
Com direito a festa no Beira Rio, jogadores do Inter comemoram classificação para as quartas de final da Sul-Americana após goleada sobre Colo-Colo Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/07/2022 04h00

O Internacional foi heroico e se classificou às quartas de final da Sul-Americana. Ontem (5), o time gaúcho quebrou um tabu de 12 anos e reverteu uma desvantagem que chegou a ser de três gols ao longo da partida contra o Colo-Colo. E o resultado de 4 a 1 foi construído num cenário de emoções extremas.

"A grandeza dessa vitória tem influência do torcedor, sim. Era importante, depois de alguns percalços, que déssemos uma demonstração de força como demos hoje. Tenho certeza que a torcida estará mais confiante quando a gente tiver outra missão difícil, e vamos ter. Porque exemplos como este fortalecem a relação. Tudo que aconteceu hoje foi perfeito por parte do torcedor. Saímos muito felizes e fortalecidos", disse Mano Menezes.

Pré-jogo: 'Ruas de Fogo'

O ambiente era espetacular. Desde horas antes do jogo, o clima do Beira-Rio era de muito apoio. Torcedores esgotaram os ingressos e foram mais de 40 mil na casa vermelha. Do lado de fora, a ação chamada 'Ruas de Fogo' transformou o entorno do estádio em chamas vermelhas por entre as quais passou o ônibus da delegação levando os jogadores ao estádio.

A bola rolou

Quando o jogo começou, o ambiente era todo voltado a empurrar o time para a classificação. Eram dois gols de desvantagem em razão da derrota por 2 a 0 em Santiago, e o time iniciou procurando os caminhos para o gol, como esperado.

15 minutos: o susto

Mas o destino começou a pintar sua tela aos 15 minutos. Danie derrubou Lucero dentro da área e a arbitragem marcou pênalti. Costa transformou em gol e mudou todo ambiente nos momentos que seguiram. A festa e o otimismo deram lugar a nervosismo e tensão.

Em seguida: invasão

Irritado com o gol, o time atrás e a chance de um novo infortúnio (o Inter foi eliminado da Copa do Brasil na primeira fase e do Gauchão na semifinal em 2022), um torcedor pulou a mureta que separa cadeiras do espaço de jogo, invadindo o local proibido. Antes que ele conseguisse chegar ao gramado, ele foi imobilizado por seguranças e retirado do estádio. Mal sabia ele o que perderia.

Vaias para Daniel, nervosismo e tensão

Nos minutos seguintes o que aconteceu foram vaias para o goleiro Daniel. A cada toque na bola, ele ouvia reclamações da torcida. E os demais jogadores do time ficaram muito nervosos. Errando passes e discutindo muito, o time demorou para entrar novamente na partida.

"Conversamos antes do jogo para que se algum acidente acontecesse ou o gol demorasse a sair, não nos desconcentrássemos na partida. O ambiente iria ter instabilidade, sabíamos disso", disse o atacante Pedro Henrique.

'No jogo' com Alan Patrick

Ainda no primeiro tempo, Alan Patrick colocou o Inter no jogo. Além de marcar um gol e participar da jogada do feito por Edenilson, ele foi importante em segurar a bola e dar tempo para os colegas conseguirem o melhor posicionamento. Saiu lesionado ainda na primeira etapa, mas foi fundamental na retomada do jogo. Ao fim dos 45 iniciais, o time deixou o campo aplaudido.

Segundo tempo heroico

O segundo tempo não se resume a uma atuação de luxo do time gaúcho, mas a heroísmo. O símbolo do sentimento de luta foi um jogador que nunca escondeu que sempre torceu pelo Inter. Pedro Henrique nunca desistiu de atacar, correu até a exaustão, e foi premiado.

Mas não apenas ele. Antes, Alemão, o 'parceiro do interior', que também sempre se colocou como torcedor colorado, tinha feito o seu em cobrança de escanteio. A 'dupla da torcida', no ritmo do que vinha de fora, conseguiu arrancara a vaga para o Inter. E deram início a uma grande festa.

"Foi um jogo especial. Precisávamos virar, sabíamos do ambiente, do apoio, e teríamos que fazer por merecer. Apesar do susto, tivemos um bom poder de reação e todos contribuíram muito. É uma noite especial para mim, pude ajudar meu time do coração e ver minha família, meus amigos e essa imensa torcida feliz. Isso não tem preço", disse Pedro Henrique.

Como num título

O Beira-Rio foi tomado por celebração. A bonita festa encerrou a noite em Porto Alegre. Teve efeito de luz, hino no sistema de som, iluminação especial, jogadores com a torcida, e um encerramento epopeico para uma jornada que testou os nervos dos vermelhos, mas acabou da melhor forma possível.

Internacional