Topo

Libertadores - 2022

Do que os times brasileiros precisam para ir às quartas na Libertadores

Corinthians e Boca Juniors se enfrentam hoje em La Bombonera - Alexandre Schneider/Getty Images
Corinthians e Boca Juniors se enfrentam hoje em La Bombonera Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/07/2022 04h00

A Copa Libertadores conhecerá a partir de hoje as oito equipes classificadas para as quartas de final, e existe a possibilidade de seis delas serem brasileiras. Mas, enquanto alguns clubes encaminharam suas vagas na última semana, outros entrarão em campo pressionados nos jogos de volta das oitavas de final.

Athletico, Palmeiras e Flamengo foram os únicos que venceram seus duelos de ida na fase e levam vantagem para o mata-mata desta semana. Já Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza empataram seus confrontos e precisam de triunfos para seguir no torneio continental.

Atual bicampeão da Libertadores, o Palmeiras é o clube com situação mais confortável, já que vem de vitória por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño. Além disso, o time de Abel Ferreira contará com o apoio do Allianz Parque lotado.

O Corinthians tem a difícil missão de vencer o Boca Juniors em La Bombonera após o empate sem gols da última semana na Neo Química Arena.

Vale lembrar que o gol fora não é mais um critério de desempate.

O UOL Esporte detalha o que cada time brasileiro precisa fazer para avançar às quartas de final da Libertadores.

Atlético-MG

Atlético Emelec - RODRIGO BUENDIA / AFP - RODRIGO BUENDIA / AFP
Jackson Rodriguez, do Emelec, disputa bola com Ademir, do Atlético-MG, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Imagem: RODRIGO BUENDIA / AFP

Após empate em 1 a 1 com o Emelec fora de casa, com direito a pênalti perdido por Hulk, o Atlético-MG conta com o apoio de sua torcida para se classificar às quartas da Libertadores. O time de Turco Mohamed recebe os equatorianos no Mineirão, hoje, às 19h15 (de Brasília), e precisa de uma vitória por qualquer placar para avançar.

Athletico-PR

Athletico Libertad - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Vitor Roque disputa bola em Athletico x Libertad, pela Libertadores
Imagem: Robson Mafra/AGIF

Os comandados de Felipão conquistaram a vitória por 2 a 1 sobre o Libertad (PAR) na última terça-feira, na Arena da Baixada, e vão para o Defensores del Chaco com a vantagem do empate. Em outras palavras, o Athletico-PR precisa de, no mínimo, uma igualdade, hoje, às 21h30 (de Brasília), para avançar. A vitória por qualquer placar também classifica o time brasileiro.

Corinthians

Corinthians - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Willian encara marcação de Advincula, na partida entre Corinthians e Boca
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Corinthians foi o único brasileiro a não balançar as redes na ida nas oitavas de final da Libertadores. Após empate em 0 a 0 com o Boca Juniors na Neo Química Arena —marcado pelo pênalti desperdiçado por Roger Guedes— os comandados de Vitor Pereira buscam uma vitória por qualquer placar, hoje, às 21h30 (de Brasília), em La Bombonera para ir às quartas de final. Nova igualdade leva a disputa para os pênaltis.

Palmeiras

Palmeiras - NORBERTO DUARTE / AFP - NORBERTO DUARTE / AFP
Raphael Veiga, do Palmeiras, e Rafael Carrascal, do Cerro Porteño, disputam bola em jogo pela Copa Libertadores
Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

O Palmeiras é o brasileiro com maior vantagem nas oitavas de final da competição continental. O time de Abel Ferreira venceu o Cerro Porteño por 3 a 0, no estádio La Olla, na última quarta-feira, e mesmo se perder por até dois gols de diferença segue na Libertadores. Um empate ou vitória por qualquer placar, amanhã, às 19h15 (de Brasília), no Allianz Parque, também colocam o atual bicampeão nas quartas.

Flamengo

Flamengo - Staff images / CONMEBOL - Staff images / CONMEBOL
Arrascaeta, do Flamengo, disputa bola na partida contra o Tolima, pela Libertadores
Imagem: Staff images / CONMEBOL

O Flamengo venceu o Tolima por 1 a 0 na última quarta-feira, na Colômbia, e precisa, no mínimo, de um empate, amanhã, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, para avançar na competição. Um triunfo em casa também coloca o Rubro-Negro nas quartas de final.

Fortaleza

Fortaleza - Staff Images / CONMEBOL - Staff Images / CONMEBOL
Moisés, do Fortaleza, durante duelo contra o Estudiantes, pela Libertadores
Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Último representante brasileiro a entrar em campo, o Fortaleza busca uma vitória sobre o Estudiantes (ARG), no Jorge Luis Hirschi, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília) para ir às quartas. No jogo da ida, disputado no Castelão, o time da capital cearense empatou em 1 a 1.