Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: Pezzolano pode entrar em lista com Jorge Jesus e Abel Ferreira

Paulo Pezzolano, técnico uruguaio do Cruzeiro - Thomas Santos/Staff Images
Paulo Pezzolano, técnico uruguaio do Cruzeiro Imagem: Thomas Santos/Staff Images

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

05/07/2022 04h00

Jorge Jesus e Abel Ferreira são dois treinadores estrangeiros de muito sucesso no futebol brasileiro. O primeiro ganhou a Copa Libertadores e o Brasileirão no mesmo final de semana, enquanto o segundo já tem no currículo o bi da América consecutivo, uma Copa do Brasil e é forte candidato em todas as frentes na temporada 2022. Em comum, ambos foram campeões nacionais, algo que apenas três técnicos não nascidos no Brasil conseguiram.

Antes deles, somente o argentino Carlos Martin Volante havia conquistado tal êxito, ao levar o Bahia ao título da Taça Brasil de 1959. No comando do atual Cruzeiro que faz história nesta edição da Série B do Brasileiro, o uruguaio Paulo Pezzolano pode ser o quarto da lista.

Apesar de a competição ainda estar no primeiro turno, a Raposa surge como a grande favorita. Com apenas oito pontos perdidos dos 45 disputados, time comandado por Paulo Pezzolano faz campanha superior ao Corinthians de 2008, por exemplo. Aquela equipe comandado por Mano Menezes detém o recorde da Série B, com 85 pontos conquistados. Porém, passados os primeiros 15 jogos, o Timão somava 32 pontos. Já o Cruzeiro tem cinco pontos a mais com a mesma quantidade de partidas.

A 16ª rodada da Série B foi praticamente perfeita para o Cruzeiro, que venceu o lanterna Vila Nova por 2 a 0, e viu os quatro concorrentes mais próximos empatarem. A Raposa abriu seis pontos de vantagem sobre o Vasco, o vice-líder, e incríveis 14 pontos sobre o quinto colocado, que agora é o Criciúma. Tudo isso com um jogo a menos, que a equipe celeste vai 'pagar' nesta terça-feira, diante do Ituano, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior de São Paulo.

Com uma campanha histórica, acima de 80% de aproveitamento, o técnico Paulo Pezzolano pode ser o primeiro estrangeiro a vencer a Série B, o que colocaria o treinador uruguaio na seleta lista que tem Carlos Martin Volante, Jorge Jesus, Abel Ferreira. Em caso de triunfo na partida atrasada da 14ª rodada, o Cruzeiro vai abrir nove pontos de vantagem sobre o segundo colocado, algo que nenhum outro clube conseguiu fazer em um primeiro turno de Série B.

FICHA TÉCNICA:

ITUANO x CRUZEIRO

Competição: Série B do Brasileiro - 14ª rodada
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data e horário: 5 de julho de 2022 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

Ituano: Pegorari; Bernardo, Rafael Pereira e Lucas Dias; Córdoba (Pacheco), Caíque, Kaio, Gerson Magrão e Roberto; Rafael Elias e Aylon. Técnico: Mazola Júnior

Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Willian Oliveira, Filipe Machado, Geovane Jesus e Matheus Bidu; Daniel Jr, Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

Cruzeiro