Topo

São Paulo

Ceni quebra cabeça para montar dois São Paulos em 4 dias; veja os desafios

Rogério Ceni, durante partida do São Paulo contra o Atlético-GO - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Rogério Ceni, durante partida do São Paulo contra o Atlético-GO Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

05/07/2022 04h00

O São Paulo volta aos treinos hoje (5) com o desafio para Rogério Ceni de conseguir montar dois times diferentes em apenas quatro dias. A causa da indefinição é o alto número de desfalques, que pode ser de até 11 jogadores contra a Universidad Católica-CHI, pela Sul-Americana, na quinta-feira (7), e 13 diante do Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (10).

Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, no último domingo (3), o São Paulo tinha 10 jogadores no departamento médico: Rafinha (gripado), Gabriel Sara (cirurgia no tornozelo direito), Alisson (entorse no joelho direito), Colorado (lesão no reto femoral direito), Arboleda (cirurgia no tornozelo esquerdo), Caio (cirurgia no joelho direito), Luan (cirurgia no adutor esquerdo) e Walce (recuperação de cirurgia), além de Nikão (transição após dores no tornozelo esquerdo) e Talles Costa (transição após entorse no tornozelo direito).

De todos esses, a única volta quase certa é a de Rafinha. Na sequência, Nikão e Talles Costa são os com mais possibilidade de atuar em alguma das duas partidas ao longo da semana. Em entrevista coletiva depois da vitória sobre o Atlético-GO, Rogério Ceni pediu cautela com eles.

"Nikão e Talles começaram a transição, mas acho que nenhum deles está pronto para jogo ainda. Um está há 50 dias parado, o outro há 30 dias. É muito tempo, eles precisam de mais tempo de treinamento", explicou o técnico.

As prováveis ausências dos dois aumentam a lista que já conta três desfalques por cartões vermelhos. Na partida realizada no Chile, Rodrigo Nestor, Igor Vinícius e Jonathan Calleri foram expulsos e, por isso, não enfrentam a Universidad Católica no Morumbi.

Nesse cenário, a provável lista de desfalques do São Paulo para quinta-feira é essa:

Departamento médico: Gabriel Sara, Alisson, Andrés Colorado, Arboleda, Caio, Luan e Walce.

Suspensos: Igor Vinícius, Rodrigo Nestor e Jonathan Calleri.

Dúvidas: Nikão, Talles e Rafinha.

Provável escalação: Jandrei; Diego Costa, Miranda, Léo; Rafinha (Moreira), Igor Gomes, Gabriel Neves, Patrick, Reinaldo; Luciano e Eder (Rigoni).

Desfalques contra o Atlético-MG devem forçar mudança de esquema

Miranda, zagueiro do São Paulo, durante partida contra o Atlético-GO - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Miranda é o único zagueiro experiente do São Paulo para enfrentar o Atlético-MG
Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Mais do que o desafio de escolher peças, o jogo contra o Atlético-MG fará com que Rogério Ceni tenha que decidir com qual esquema tático jogar. O treinador virou adepto do 3-5-2 desde a classificação contra o Juventude, pela Copa do Brasil, mas dificilmente conseguirá utilizá-lo diante do rival mineiro.

Dos zagueiros mais experientes, apenas Miranda estará à disposição para a partida. Arboleda está fora da temporada após operar o tornozelo esquerdo e Diego Costa e Léo terão que cumprir suspensões por terem levado o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-GO.

Para manter o esquema com três zagueiros, Ceni teria que escalar a zaga com Miranda e os jovens Beraldo e Luizão, fazendo com que algum zagueiro da base fosse chamado para completar o banco de reservas. Nesse cenário, o mais provável é que o treinador volte com 4-1-3-2, bastante utilizado no Paulistão, com Miranda e ou Beraldo ou Luizão escalados como titulares.

O meio também será outro setor bastante desfalcado. Titulares constantes nas últimas rodadas, Gabriel Neves e Rodrigo Nestor também receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora do jogo. No ataque, Luciano, autor de quatro gols nos últimos dois jogos, será ausência pelo mesmo motivo.

"Vamos viver quinta primeiro. Domingo pode ser que a gente tenha só 16 jogadores de linha, vamos torcendo para chegar abertura de janela, tem o Marcos Guilherme fazendo pré-temporada, e quem sabe ter o Nikão, Talles Costa, e tentando fortalecer a equipe", disse Ceni.

O alto número de desfalques fez com que o treinador subisse o jovem meia Rodriguinho, de 18 anos, para treinar com os profissionais. Uma das grandes promessas das categorias de base, ele ficará no CT da Barra Funda por duas semanas para ver se consegue se adaptar.

"É patrimônio do clube e, na situação financeira que a gente se encontra, temos que tentar achar talentos, jogadores jovens, para que futuramente a gente possa desfrutar", prosseguiu.

Caso não haja nenhuma nova baixa durante a semana, a lista de desfalques do São Paulo para o jogo contra o Atlético-MG será essa:

Departamento médico: Gabriel Sara, Alisson, Andrés Colorado, Arboleda, Caio, Luan e Walce.

Suspensos: Diego Costa, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Léo.

Dúvidas: Nikão, Talles e Rafinha.

Possível escalação: Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius), Miranda, Luizão (Beraldo), Welington; Pablo Maia, Igor Gomes, Patrick, André Anderson (Rigoni); Eder e Calleri.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, os zagueiros Diego Costa e Léo terão que cumprir suspensões por terem levado o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-GO, e não contra o Atlético-MG. O erro foi corrigido.

São Paulo