Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Do que os times brasileiros precisam para ir às quartas na Sul-Americana

Lance da partida entre Colo-Colo e Inter, pelas oitavas da Sul-Americana - PhotoSport/AGIF
Lance da partida entre Colo-Colo e Inter, pelas oitavas da Sul-Americana Imagem: PhotoSport/AGIF

Do UOL, em São Paulo

05/07/2022 04h00

A Copa Sul-Americana conhecerá a partir de hoje as oito equipes classificadas para as quartas de final, com a possibilidade de cinco delas serem brasileiras. Enquanto algumas encaminharam a classificação nos jogos de ida das oitavas de final, outras precisarão de viradas na volta para seguir na briga pelo título.

Entre os representantes brasileiros, Ceará e São Paulo venceram seus respectivos jogos e entram em campo nesta semana com vantagem no placar geral. Por outro lado, Internacional, Santos e Atlético-GO precisam de triunfos para avançar no torneio continental.

O São Paulo é o que tem a situação mais confortável, já que goleou a Universidad Católica na partida de ida, fora de casa. O Tricolor pode assegurar a vaga até com um revés no Morumbi.

Por outro lado, Internacional e Atlético-GO buscam viradas, em casa, e com placares elásticos, para seguir na Sul-Americana. Já o Santos foi o único brasileiro a empatar.

Abaixo, UOL Esporte detalha o que cada time brasileiro precisa fazer esta semana para avançar às quartas de final da Sul-Americana.

Internacional

Inter - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Heitor, lateral direito do Inter, não teve boa atuação contra o Colo-Colo
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Primeiro brasileiro a entrar em campo pela Sul-Americana, o Internacional terá uma difícil missão. Após derrota por 2 a 0 para o Colo-Colo, na última terça-feira, no San Carlos de Apoquindo (CHI), o Colorado precisa de uma vitória por três gols de diferença, hoje, às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, para avançar. Um triunfo gaúcho por diferença de dois tentos leva a decisão para os pênaltis.

Ceará

Ceara - AIZAR RALDES / AFP - AIZAR RALDES / AFP
Juan Cascini, do The Strongest, marca Fernando Sobral, do Ceará em jogo pela Sul-Americana
Imagem: AIZAR RALDES / AFP

O Ceará venceu o The Strongest (BOL) por 2 a 1 na última quarta-feira, fora de casa, e precisa de um empate para avançar às quartas de final. O Vozão recebe o time boliviano amanhã, às 19h15 (de Brasília), na Arena Castelão.

Santos

Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Lucas Pires, do Santos, na partida contra o Deportivo Táchira, pela Sul-Americana
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

O Santos arrancou um empate em 1 a 1 com o Deportivo Táchira (VEN) na última semana, e conta com a força da Vila Belmiro para seguir no torneio. Pela igualdade na ida, o Alvinegro busca uma vitória por qualquer placar, amanhã, às 21h30 (de Brasília) para carimbar o passaporte às quartas.

São Paulo

são paulo - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images - Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images
Luciano, do São Paulo, comemora seu gol contra a Universidad Católica na Sul-americana
Imagem: Photo by Marcelo Hernandez/Getty Images

Dono do melhor resultado entre os brasileiros na ida das oitavas de final da Sul-Americana, o São Paulo pode até perder para a Universidad Católica por um gol de diferença, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi. Isso porque o Tricolor venceu o primeiro confronto por 4 a 2, em jogo marcado por três expulsões.

Atlético-GO

Atletico-go - NORBERTO DUARTE / AFP - NORBERTO DUARTE / AFP
Luiz Fernando, do Atlético-GO, e Saul Salcedo, do Olimpia, disputam a bola em jogo pela Sul-Americana
Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

O Atlético-GO terá uma ingrata missão nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Serra Dourada, contra o Olimpia. O Dragão perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, no Defensores del Chaco, e agora —assim como o Internacional— precisa de um triunfo por três gols de diferença para avançar diretamente às quartas. Uma vitória brasileira pela diferença de dois tentos leva a disputa para as penalidades.