Topo

Brasileirão - 2022

Botafogo visita Bragantino para tentar conter tensão nos bastidores

Técnico Luís Castro conversa com jogadores, sob olhares de Textor, Mazzuco e comissão técnica - Vitor Silva / Botafogo
Técnico Luís Castro conversa com jogadores, sob olhares de Textor, Mazzuco e comissão técnica Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/07/2022 04h00

O Botafogo vai a Bragança Paulista encarar o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, em meio à oscilação, com a pressão novamente batendo à porta e bastidores agitados. O confronto, no Nabi Abi Chedid, será às 20h.

O Alvinegro e o Massa Bruta estão colados na tabela, ambos com 18 pontos, e buscam o triunfo para encostar na parte de cima da classificação.

O Glorioso vê a crise se avizinhar novamente. Depois das vitórias sobre São Paulo e Internacional — de virada e com um jogador a menos —, as derrotas para o Fluminense, no Brasileiro, e, principalmente, para o América-MG, na Copa do Brasil, tornaram o ambiente turbulento.

Após o revés por 3 a 0 para o Coelho, que deixou a briga por vaga nas quartas de final mais complicada, o técnico Luís Castro fez críticas ao time e pediu por reforços.

"A equipe terá que mudar muito a sua atitude competitiva para poder reverter o resultado. Hoje não fomos competitivos, principalmente no primeiro tempo. O adversário foi muito mais competitivo do que nós", disse.

"Acho que todos nós estamos de acordo de que precisamos nos reforçar. Nem que seja com os jogadores que estão fora por lesão. Hoje jogamos com a equipe do ano passado, da Série B, com [Philipe] Sampaio e Patrick de Paula", apontou, em outro momento.

Troca de guarda

Enquanto o Botafogo estava em campo, o CEO Jorge Braga emitiu uma nota à em que afirmou ter recebido "com surpresa" a informação sobre a troca no representante do clube junto à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), "funções que exercia com muita honra".

A partir de agora, o papel será de Thairo Arruda, diretor da Matix, empresa que esteve junto a John Textor no processo de aquisição dos 90% das ações da SAF.

Recentemente, o Botafogo já havia atravessado um período ruim, com cinco jogos sem vitória, sendo quatro derrotas consecutivas, e houve até mesmo invasão ao CT por parte de integrantes de uma organizada.

À época, John Textor havia demonstrado confiança no trabalho encabeçado por Luís Castro. Em uma coletiva há alguns dias, o comandante alvinegro falou em projeto e sobre tempo para que os pontos planejados possam começar a se concretizar. Hoje, do outro lado do campo, estará o Red Bull Bragantino, que é gerido como empresa antes mesmo da Lei da SAF.

Há pouco tempo, o Massa Bruta também passou por momentos turbulentos, mas Maurício Barbieri foi mantido no cargo. Após o fim do jejum de resultados positivos, com o triunfo sobre o Flamengo, pelo Brasileiro, o treinador foi questionado se o clube era um exemplo a ser seguido ou uma "ilha" no futebol nacional.

"Eu acho que, neste momento, as duas coisas. É um exemplo ainda isolado, tímido. Espero que a gente possa ver muito mais exemplos como esse porque o correto é que a avaliação seja feita em cima do trabalho e não só em cima dos resultados. É claro que o trabalho tem relação com o resultado, mas, muitas vezes, essa relação não é direta, tem uma série de outras coisas envolvidas. E a gente acaba se deixando levar, e acaba, muitas vezes, não deixando germinar ou matando histórias que poderiam ser mais bonitas se o tempo fosse respeitado"

"A gente sabe que o futebol é envolto de emoção, principalmente na forma que somos como cultura, mas qualquer profissional, em qualquer área, vai enfrentar dificuldades e momentos de oscilação. No futebol não é diferente (...)"

FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO X BOTAFOGO

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Dia: 4 de julho de 2022, segunda-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/ SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)

RED BULL BRAGANTINO:

BOTAFOGO: