Topo

Série B - 2022

Com Maracanã lotado, Vasco e Sport fazem jogo equilibrado e ficam no zero

Raniel, do Vasco, e Sabino, do Sport, disputam a bola durante duelo no Maracanã, pela Série B do Campeonato Brasileiro - Daniel Ramalho/CRVG
Raniel, do Vasco, e Sabino, do Sport, disputam a bola durante duelo no Maracanã, pela Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: Daniel Ramalho/CRVG

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/07/2022 17h54

Em um Maracanã lotado, o Vasco tentou, mas não conseguiu se impor diante do Sport. Em um jogo equilibrado, as equipe ficaram no empate sem gols no duelo que marcou a estreia do técnico Lisca no comando do Leão.

Com o resultado, a equipe cruz-maltina — que perdeu a invencibilidade na última rodada — chega a 31 pontos e se mantém na segunda colocação, atrás do Cruzeiro, que tem 37 e um jogo a menos. Os pernambucanos, agora, têm 22 e ainda estão na briga para se aproximar do G4.

Na próxima rodada, o time da Colina visita o Criciúma, enquanto o Sport recebe o Londrina. Os dois jogos no sábado.

O jogo aconteceu no Maracanã após uma polêmica nos bastidores e um imbróglio judicial. A situação, inclusive, rendeu protestos e provocações dos torcedores.

Quem foi bem: Andrey

O volante vascaíno foi um dos destaques da partida, conseguindo ajudar na marcação e também na articulação do meio de campo.

Quem foi mal: William Oliveira

O volante do Sport teve uma atuação mais discreta e não conseguiu fazer a diferença que era esperada no setor.

Desempenho do Vasco

Sem Anderson Conceição, Gabriel Dias e Nenê, o Vasco foi a campo com novidades, como o zagueiro Boza e o meia Palacios. O lateral-direito Léo Matos, que não atuava desde a semifinal do Carioca, foi o escolhido para a ala. O time de Maurício Souza começou com uma marcação intensa e com presença no campo de ataque, mas sem conseguir criar chances muito claras de gol. O Cruz-Maltino, inclusive, demonstrou dificuldade em algumas tomadas de decisão no chamado "último terço" e nas finalizações.

No segundo tempo, a equipe tentou praticar o mesmo ritmo do início do jogo, mas o ímpeto durou pouco. Ao mesmo tempo que tentava ir à frente, o Vasco dava espaços ao adversário.

Desempenho do Sport

O Sport começou o jogo meio acuado e com dificuldades na saída de bola, diante da marcação adversária. Aos poucos, conseguiu desafogar o setor defensivo e ganhar campo, mas não conseguiu construir muitas oportunidades.

Na etapa final, o Sport apertou um pouco mais a marcação e teve boa presença no meio de campo. Quando tinha a posse de bola, buscava passes mais laterais, sem muita agressividade para chegar ao ataque.

Cronologia

O jogo começou com o Vasco adiantando a linha de marcação e conseguindo desarmar as saídas de bola do Sport. A equipe conseguiu achar alguns espaços e criar oportunidades. Aos poucos, a equipe pernambucana conseguiu desafogar um pouco o sistema defensivo e ter um pouco mais de presença no meio e ataque.

Diminuiu o ritmo

Depois do início mais agitado, o jogo diminuiu o ritmo e ficou mais "pegado", com os dois times reforçando a marcação no meio de campo e criando dificuldades para que o adversário evoluísse.

Na trave

O confronto voltou a ficar mais acelerado na reta final do primeiro tempo. O Vasco rondou a área do Leão e chegou a carimbar a trave, em cabeçada de Danilo Boza após cobrança de escanteio.

Quase

O Vasco voltou para o intervalo tentando imprimir o mesmo ritmo do começo do jogo, e assustou em cabeçada de Léo Matos, que fez Maílson se esticar para fazer boa defesa. Depois, a torcida do Vasco se animou quando Figueiredo arriscou da intermediária e o goleiro do Sport pegou quase no ângulo. O lance também mudou o time de Maurício Souza, que acelerou e assustou logo depois, com Pec.

Vaias e xingamentos

Ao apito final, a torcida vaiou o time e protestou contra o técnico Maurício Souza, que chegou recentemente ao clube e com certa resistência por parte dos vascaínos.

Polêmica antes do jogo

A partida foi realizada no Maracanã após um imbróglio judicial. O pedido inicial do Vasco foi negado pela gestão do estádio, feita por Flamengo e Fluminense. Após pedido de reconsideração e outra negativa, o Cruz-Maltino foi à Justiça e obteve liminar favorável. O Rubro-Negro contestou a decisão, também criticada publicada por Mario Bittencourt, presidente do Flu, mas não houve mudança e o Vasco atuou no Maracanã.

Mais cedo, o Vasco emitiu uma nota oficial em que aponta o estádio como "bem público" e sugere um entendimento entre os clubes para a administração do local.

Alguns torcedores levaram faixas de protesto quanto à situação e também provocativas, com dizeres como "síndico não é dono".

Reencontro com Lisca

O jogo marcou o reencontro do Vasco com Lisca. O treinador, recém-anunciado pelo Sport, comandou o time cruz-maltino em 12 partidas no ano passado — entre a Série B e Copa do Brasil. O trabalho na Colina, inclusive, foi o último antes de ele desembarcar na Ilha do Retiro.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 0 SPORT

Competição: Campeonato Brasileiro Série B
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luis Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Andrey, Edimar (VAS); Giovanni, Vanegas (SPO)
Cartões vermelhos: -
Gols: -

VASCO: Thiago Rodrigues, Léo Matos, Quintero, Danilo Boza (Zé Victor) e Edimar; Yuri Lara (Juninho), Andrey Santos e Palacios (Bruno Nazário); Gabriel Pec (Riquelme), Figueiredo e Raniel (Getúlio). Técnico: Maurício Sousa.

SPORT: Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander; Fabinho, William Oliveira (Bruno Matias), Blas (Thiago Lopes) e Giovanni (Alan), Luciano Juba (Vanegas) e Kayke (Parranquez). Técnico: Lisca