Topo

São Paulo

Hernanes analisa fase de Igor Gomes no São Paulo: 'Ele é bom em tudo'

Igor Gomes em ação pelo São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Igor Gomes em ação pelo São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2022 04h00

O quarto gol do São Paulo na vitória contra a Universidad Católica-CHI, na última quinta-feira (30), premiou um dos jogadores mais regulares do Tricolor nesta temporada. O toque de letra dado por Igor Gomes serviu para Calleri marcar um golaço, mas também é mais um passo do meia são-paulino para explicar sua consolidação como homem de confiança do técnico Rogério Ceni.

Para etender a reviravolta de Igor Gomes, que superou as críticas e as cobranças da torcida e se transformou em peça-chave do meio de campo da equipe tricolor na temporada, o UOL Esporte recorreu a um especialista na posição. Ídolo do Tricolor, Hernanes dividiu os vestiários do São Paulo com entre 2019 e 2021 e cita a polivalência do camisa 26.

"A principal qualidade dele é que ele é bom em tudo. Tem bom passe, tem boa chegada, boa finalização, tem boa dinâmica, é muito voluntarioso", elogia o "Profeta", em contato com a reportagem. Diretamente da Itália, Hernanes exaltou a perseverança do atual meio-campista do São Paulo. "O Igor é um cara de cabeça boa, perseverante, determinado, que sabe o que quer. Ele nunca baixou a cabeça por causa das críticas, sempre olhou pra frente e lidou bem com isso", apontou Hernanes.

A partir da semifinal do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, Igor Gomes tomou conta da posição. Ou das posições. Versátil, ele foi escalado por Rogério Ceni aberto pelos lados do campo, como volante ao centro e também como meia ofensivo. Assim, emendou uma sequência como titular. Mas não é só isso. Com fôlego em dia, Igor Gomes vem de 12 jogos seguidos no Campeonato Brasileiro atuando por 90 minutos. Até no jogo em que foi expulso, contra o Ceará, no Morumbi, o cartão vermelho só saiu nos acréscimos.

"Lembro do meu primeiro contato com Igor. Ele tinha acabado de voltar da seleção de base. A minha primeira impressão quando o vi foi de que devia se tratar de um daqueles meias que sabem jogar, mas sem muita gana. Pra minha surpresa, no primeiro treino que fiz com ele, ele fez uma recuperação em cima de mim e tomou a bola. Aí pensei: 'Tive uma ideia errada sobre ele. Ele tem garra, tem gana, tem um algo mais', recorda Hernanes.

No ano, por todas as competições disputadas pelo Tricolor, Igor Gomes jogou os 90 minutos em 21 dos 28 em que foi titular. O meia de 23 anos possui contrato até 31 de março de 2023 e pode assinar um pré-acordo com outro clube no fim de setembro. Mas em entrevista recente reafirmou o desejo de renovar. O mais novo interessado em contar com o meia é o Porto, de Portugal. Dinamo de Kiev, da Ucrânia, e o Botafogo, sob o comando de John Textor, tentaram tirar Igor do São Paulo, mas não tiveram sucesso.

Paciência

Para Hernanes, a oscilação nesta idade é normal. Bicampeão brasileiro pelo São Paulo em 2007 e 2008, Hernanes vê semelhanças entre sua trajetória com a de Igor Gomes, "pois somos jogadores de posições semelhantes. Somos jogadores que precisamos de tempo, de maturação, que queremos sempre melhorar e às vezes erramos na medida", explica o ídolo.

Com a experiência de ter jogado na Itália, por Lazio e Juventus, Hernanes vê bastante margem para que Igor Gomes aumente ainda mais sua qualidade em campo. "Eu acredito que ele ainda pode crescer muito e chegar à seleção. Na minha opinião, um detalhe que pode ser importante para esse crescimento é enfatizar um pouco mais as qualidades ofensivas dele, pois ele tem muito potencial pra isso", aconselha Hernanes.

Rival indigesto

Para o duelo com o Atlético-GO, neste domingo (3), às 16h (horário de Brasília), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o técnico Rogério Ceni vai precisar enfrentar um adversário que tem causado problemas para o São Paulo. Nos últimos dois confrontos na capital goiana, duas vitórias dos donos da casa.

Curiosamente, a única vitória do São Paulo contra o Atlético-GO, em 2017, teve Hernanes como personagem. Foi do então camisa 15 tricolor o gol do 1 a 0, disputado no estádio Serra Dourada.

Para o jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão, os dois times terão de lidar com o desgaste por conta da disputa da Copa Sul-Americana. Ambos jogaram na última quinta-feira (30). Mas enquanto o São Paulo fez 4 a 2 e tem boa vantagem para a volta diante da Universidad Católica, os goianos foram derrotados por 2 a 0 pelo Olimpia, no Paraguai, e vão ter reverter a vantagem de dois gols para conseguir a classificação para as quartas de final da competição continental.

Expulsos no Chile, Igor Vinicius, Rodrigo Nestor e Calleri têm chance de começar o jogo deste domingo como titular, já que estão suspensos para o jogo no Morumbi, na próxima quinta-feira.

Já o Dragão tem um problema sério. O meia Jorginho, principal jogador da equipe, foi substituído no jogo contra o Olímpia e é dúvida para o jogo contra o São Paulo, para que possa jogar a partida de volta da Sul-Americana. Shaylon, ex-São Paulo, pode ficar com a vaga no meio de campo do Dragão.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-GO X SÃO PAULO
Competição: Campeonato Brasileiro - 15ª rodada
Data e hora: 3 de julho de 2022 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho(RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Hayner, Edson, Ramon Menezes e Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas e Wellington Rato; Luiz Fernando, Diego Churín e Airton. Técnico: Jorginho

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Ígor Vinícius, Gabriel Neves, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Wellington (Reinaldo); Patrick (Éder) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

São Paulo