Topo

Grêmio

Grêmio revê cenário decisivo para queda e busca 'exorcizar' rebaixamento

O Bahia superou o Grêmio e marcou caminhada que acabou no rebaixamento gaúcho - Jhony Pinho/Jhony Pinho/AGIF
O Bahia superou o Grêmio e marcou caminhada que acabou no rebaixamento gaúcho Imagem: Jhony Pinho/Jhony Pinho/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

03/07/2022 04h00

Foi na Arena Fonte Nova, contra o Bahia, que o Grêmio viveu um momento decisivo para um dos piores momentos de sua história. O rebaixamento de 2021 teve como pilar a derrota apática em Salvador. De volta, o time gaúcho revive o duelo com objetivo de 'exorcizar' o passado e encontrar a paz.

Dessa vez o jogo vale pela 16ª rodada da segunda divisão. Ambos caíram independente do resultado da partida que valia pela 36ª rodada do Brasileirão. O primeiro encontro de 2022 acontece às 16h (de Brasília).

Em 26 de novembro, o time de Porto Alegre então treinado por Vagner Mancini levou 3 a 1 em Salvador. O jogo ficou marcado por uma atuação muito ruim, sem mesmo o ímpeto necessário para evitar a queda.

Do time que iniciou aquela partida, Gabriel Grando, Pedro Geromel e Thiago Santos podem começar hoje. Campaz e Diego Souza estiveram no banco e entraram no decorrer do duelo.

"Jogar lá contra o Bahia é sempre difícil, ainda mais em fase difícil, como o do ano passado. Era um jogo de seis pontos. Perder para o Bahai lá não foi legal, mas pelo momento lá? O início não foi bom, ganhamos aqui e perdemos e não foi fator decisivo para o que aconteceu no ano passado", comentou o centroavante.

A derrota para o Bahia em 2021 sentenciou o Grêmio. Ainda que tenha vencido duas vezes e empatado uma nos jogos que restaram de Série A, a queda se tornou inevitável.

Hoje, porém, o objetivo é outro. O Grêmio quer esquecer de vez o que aconteceu no ano anterior e 'exorcizar' o rebaixamento.

Mais do que isso, superar o rival pode significar se aproximar do topo e passar a sonhar com a briga pelo título da Série B.

"São águas passadas, isso não interfere em nada. O grupo é quase novo para esse jogo e a fase é totalmente diferente. A gente tem um objetivo hoje diferente, a gente quer buscar as equipes que estão na nossa frente. A gente ganhando, sem dúvida, muda o nosso pensamento de só G4 para buscar algo diferente, o titulo. A nossa possibilidade vai ser bem real com segundo turno todos os jogos decisivos em casa", completou.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X GRÊMIO

Data e hora: 03/07/2022 (Domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Bahia
Danilo Fernandes; André, Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Rezende, Patrick de Lucca, Daniel e Lucas Mugni; Davó e Rodallega.
Técnico: Enderson Moreira

Grêmio
Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Silva (Thiago Santos), Bitello e Campaz; Janderson, Elias e Diego Souza.
Técnico: Roger Machado.

Grêmio