Topo

Brasileirão - 2022

Santos e Flamengo se reencontram com novidades e 'personas non gratas'

Gabriel, do Flamengo, celebra seu gol contra o Santos na Vila Belmiro - Miguel Schincariol/Getty Images
Gabriel, do Flamengo, celebra seu gol contra o Santos na Vila Belmiro Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/07/2022 04h00

Santos e Flamengo se reencontram hoje (2), a partir das 19h, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, com muitas mudanças em relação ao último encontro. Em 28 de agosto de 2021, o Rubro-Negro venceu por 4 a 0.

Na ocasião, os técnicos eram Fernando Diniz e Renato Gaúcho. Diniz está no Fluminense, enquanto Gaúcho está disponível no mercado. O principal personagem da goleada foi Gabigol, que fez três gols e hoje não vive sua melhor fase.

À época, o público era limitado por causa da covid-19. Conselheiros presentes no estádio chamaram Gabriel de ingrato. O Menino da Vila respondeu com três gols e muita provocação.

Um dos grandes nomes do Flamengo nos últimos anos, Gabigol tenta retomar seu auge para sonhar com a Copa do Mundo do Catar. O centroavante foi vaiado recentemente por torcedores no Maracanã.

Outro cenário

O Santos perdeu por 4 a 0 para o Flamengo com o seguinte time: João Paulo, Madson, Robson, Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota e Gabriel Pirani; Carlos Sánchez, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Desses 11, só João, Felipe, Camacho, Braga e Marcos devem atuar diante do Rubro-Negro hoje.

Já o Flamengo derrotou o Santos com Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Filipe Luís. Arão, Diego e De Arrascaeta; Éverton Ribeiro, Michael e Gabigol. Isla, Bruno e Michael saíram.

Promessa de vaias

Marinho enfrentará o Santos pela primeira vez desde que pediu para sair rumo ao Flamengo, em janeiro. O atacante forçou a negociação com o Rubro-Negro e deve receber o "carinho" da torcida do Peixe na Vila.

O Santos entendeu que Marinho não tinha mais clima no clube e o vendeu por R$ 6 milhões. Destaque no Peixe, o jogador está longe de brilhar na Gávea e foi reserva na grande maioria dos jogos na temporada.

E o Dorival?

Habituado a demitir técnicos nos últimos anos, o Santos sempre convive com boatos sobre o retorno de Dorival Júnior ao comando técnico. O presidente Andres Rueda, porém, nunca fez um convite.

Dorival teve duas passagens pelo Santos: uma em 2010 e outra entre 2015 e 2017. O treinador tem muito carinho pelo Peixe e esperou ter sido chamado para retornar em mais de uma oportunidade, mas hoje está muito feliz no Flamengo.

Lei do ex?

Outros jogadores do Flamengo tiveram passagem pelo Santos: Diego Ribas, Gustavo Henrique, Thiago Maia e Bruno Henrique. À exceção de Bruno Henrique, lesionado, todos devem estar à disposição contra o Peixe.

O Santos tem somente um jogador com passagem pelo Flamengo no atual elenco, o volante Camacho. Recentemente, porém, o goleiro João Paulo foi procurado pelo Rubro-Negro e decidiu permanecer na Vila Belmiro.

Como estão os times?

O Santos de Fabián Bustos começa a 15ª rodada na sétima colocação, com 19 pontos. O Flamengo de Dorival Júnior é o nono, com 18. Ambos os times podem se aproximar do G6 em caso de vitória na Vila Belmiro.

Na Copa do Brasil, o Santos está virtualmente eliminado depois de derrota por 4 a 0 para o Corinthians, na Neo Química Arena. O Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e tem mais chance de avançar às quartas de final.

Na Sul-Americana, o Santos empatou em 1 a 1 com o Deportivo Táchira na Venezuela e decidirá vaga nas quartas na Vila Belmiro. Já o Flamengo venceu o Tolima por 1 a 0 na Colômbia e encaminhou a classificação.