Topo

Série B - 2022

Sem sustos, Cruzeiro derrota o Vila Nova e chega à 12 vitórias na Série B

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Luvanor em jogo contra o Vila Nova pela Série B do Brasileirão -  Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Luvanor em jogo contra o Vila Nova pela Série B do Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

01/07/2022 23h28

O confronto entre líder e lanterna da Série B do Brasileiro terminou sem surpresas, já que o Cruzeiro venceu o Vila Nova por 2 a 0, no Mineirão, hoje (1), pela 16ª rodada da competição. Os gols da equipe foram marcados por Wagner Leonardo e Luvannor. Em casa, o Cruzeiro segue com 100% de aproveitamento, com oito vitórias em oito jogos. Ao todo, a equipe de Pezzolano soma 12 triunfos em 15 partidas.

Com o resultado, o Cruzeiro se mantém isolado na liderança da competição, com 37 pontos. Já o Vila Nova completou o nono jogo sem vencer na Série B e é o lanterna, com 12.

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Ituano, terça-feira (5), às 19h (de Brasília), em Itu. A partida é válida pela 14ª rodada, que foi adiada devido ao compromisso da Raposa pela Copa do Brasil. O Vila, por outro lado, recebe o Bahia, sexta-feira (8), às 19h, em Goiânia.

Surpresas na escalação

O técnico Paulo Pezzolano decidiu preservar dois titulares absolutos do time: o zagueiro Eduardo Brock e o volante Willian Oliveira. Os dois foram substituídos, respectivamente, por Wagner e Filipe Machado. O primeiro justificou com gol a aposta do técnico uruguaio e balançou as redes após quase dois meses sem entrar em campo pela Raposa.

Sem perder tempo

O Vila Nova até tentou tomar a iniciativa da partida, mas o Cruzeiro fez valer o desempenho que faz com que o time seja o líder da Série B. Logo aos três minutos do primeiro tempo, Pablo Dyego recebeu dentro da área e finalizou com perigo. Porém, aos nove, Wagner Leonardo abriu o placar. Em cobrança de falta de Matheus Bidu, o zagueiro desviou de cabeça. A bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo das redes do goleiro Tony. Aos 23, Luvannor ainda teve a chance de aumentar, mas a bola passou por cima. O Cruzeiro dominou a primeira etapa sem sustos e desceu para os vestiários em vantagem.

Cruzeiro volta em cima

A equipe de Pezzolano precisou de apenas 20 segundos na segunda etapa para aumentar o placar. Donato entregou a bola nos pós do Cruzeiro. Luvannor recebeu na área, chutou pela primeira vez e Tony defendeu. No rebote, o jogador mandou no canto esquerdo do goleiro. Com a tranquilidade no jogo, o Cruzeiro dominou as ações. O Vila perdeu a válvula de escape pelos lados que vinha sendo opção no primeiro tempo e não conseguiu reagir na partida.

O melhor: Luvannor

Não só pelo segundo gol, mas porque o jogador mostrou muita disposição durante a partida. O atacante teve chances no primeiro tempo, mas a pontaria não estava ajudando. Na segunda etapa, no entanto, ele bateu duas vezes para marcar e colocar o Cruzeiro ainda mais tranquilo no jogo.

O pior: Rafael Donato

Um erro crasso pode definir toda a partida de um atleta. Assim foi com Rafael Donato que, aos 10 segundos do segundo tempo, errou na saída de bola, deu o passe no pé de Edu, do Cruzeiro, e que originou o gol de Luvannor, o segundo da partida.

Sem Ronaldo dessa vez

O torcedor que esperava ver Ronaldo mais uma vez nas arquibancadas do Mineirão se frustrou. A presença do dirigente no jogo estava na agenda do clube, mas devido aos compromissos do Fenômeno pelos 20 anos da conquista do pentacampeonato da seleção brasileira, o ex-atacante cancelou a ida ao Gigante da Pampulha.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 2 x 0 VILA NOVA
Competição: 16ª rodada da Série B
Data: 1º de julho de 2022 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Auxiliares: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Neto Moura (Cruzeiro); Pedro Bambu, Rafael Donato e Alisson (Vila Nova)
Gols: Wagner Leonardo, aos 9 minutos do primeiro tempo e Luvannor, aos 20 segundos do segundo tempo (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Rômulo), Lucas Oliveira e Wagner; Geovane Jesus (Leo Pais), Willian Oliveira, Neto Moura, Daniel Jr (Adriano) e Matheus Bidu; Luvannor (Fernando Canesim) e Edu (Rodolfo). Técnico: Paulo Pezzolano.

VILA NOVA: Tony; Pedro Bambu (Diogo), Rafael Donato, Alisson Cassiano, Willian; Ralf (Marlone), Pablo Roberto (Daniel Amorim); Diego Tavares, Arthur Rezende, Pablo Dyego (Rubens) e Matheuzinho. Técnico: Pedro Gama.