Topo

Cruzeiro

Cruzeiro busca solução para problemas de acesso da torcida como mandante

Torcida do Cruzeiro encheu o Mineirão para o duelo com o Sampaio Corrêa  - Agência i7/Mineirão
Torcida do Cruzeiro encheu o Mineirão para o duelo com o Sampaio Corrêa Imagem: Agência i7/Mineirão

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte,MG

01/07/2022 04h00

A presença e o apoio da torcida nos jogos em Belo Horizonte têm sido um diferencial para o Cruzeiro na Série B do Brasileiro. Prova disso é que o time celeste é o único que venceu todas as partidas em casa na competição. Se em campo os cruzeirenses fazem a diferença, nos arredores dos estádios o clube tem tido dificuldade de controlar o acesso das pessoas. O problema é recorrente na temporada e também ocorreu no último duelo no Mineirão, contra o Sport, na rodada passada.

O time celeste jogará em casa nesta rodada novamente. O adversário será o Vila Nova, na noite de hoje (1º), às 21h30 (de Brasília).

Contra o Sport, um início de tumulto fez com que torcedores pulassem as catracas ou passassem por baixo delas, como é possível perceber em vídeos que circulam nas redes sociais. Há relatos de que os ingressos nem sequer foram conferidos no momento da aglomeração. As catracas foram liberadas com o intuito de se evitar uma confusão generalizada.

Em contato com o UOL Esporte, o Cruzeiro informou que está analisando as imagens do acesso de todos os jogos em Belo Horizonte para tentar entender onde está o gargalo. Além disso, mais uma vez o clube reforçou a necessidade de os torcedores entrarem mais cedo no estádio para evitar tumulto no horário próximo ao início do jogo. Vale lembrar que a responsabilidade do controle de acesso é totalmente do clube.

Contra o Sport, o Cruzeiro separou catracas para sócios e não sócios a fim de tentar mapear os problemas. Por isso, o Mineirão se manifestou por meio de nota sobre o incidente do último jogo reforçando o papel do Cruzeiro na ação.

"O modelo de operação para o acesso dos torcedores, que inclui catraqueiros, conferentes e supervisores, é responsabilidade do clube. O Mineirão dá o apoio nesta operação com equipamentos (catracas) e seguranças. Houve tumulto na entrada do portão C devido à pressão exercida pelo grande número de torcedores que chegaram ao mesmo momento, pouco antes do início do jogo. O Cruzeiro optou por uma separação de acesso distinta entre sócios e não sócios na partida contra o Sport, na última terça-feira. Para mais detalhes sobre esse modelo é preciso verificar com o clube", disse.

O último balanço do Cruzeiro informou que 15 mil ingressos já haviam sido vendidos para a partida contra o Vila Nova. Diante do Sport, 39.032 torcedores assistiram ao jogo no Gigante da Pampulha.

O Cruzeiro ressaltou que para o duelo com a equipe goiana, novamente haverá separação entre sócios e não sócios. Em contato com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), não houve resposta sobre o que teria motivado o tumulto no jogo passado e se haverá alguma medida diferente para a partida de hoje, até o fechamento desta matéria.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO x VILA NOVA
Competição:
16ª rodada da Série B
Data: 1º de julho de 2022 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Willian Oliveira, Neto Moura, Daniel Júnior e Matheus Bidu; Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

VILA NOVA: Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano, Willian; Romário, Pablo Roberto; Diego Tavares, Arthur Rezende, Pablo Dyego; Rubens. Técnico: Pedro Gama.

Cruzeiro