Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Ex-Santos brilha, Olimpia bate Atlético-GO e abre vantagem na Sul-Americana

Alejandro Silva comemora gol do Olimpia sobre o Atlético-GO pela Sul-Americana - NORBERTO DUARTE / AFP
Alejandro Silva comemora gol do Olimpia sobre o Atlético-GO pela Sul-Americana Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

Do UOL, em São Paulo

30/06/2022 23h25

O Atlético-GO se complicou na Copa Sul-Americana. O time de Goiás perdeu para o Olímpia (PAR), hoje, por 2 a 0, no Defensores del Chaco, pelo jogo de ida das oitavas de final e terá que buscar o resultado na próxima semana, diante de sua torcida.

O atacante Derlis González, ex-Santos, foi o destaque da partida. Ele marcou o primeiro gol do jogo, no fim do primeiro tempo, em rebote após bonita defesa do goleiro Ronaldo, e deu assistência para Alejandro Silva ampliar aos 11 da etapa final. O jogador foi eleito o melhor em campo.

Com o resultado, o Olimpia pode até perder por um gol de diferença que avança às quartas. Já o Atlético-GO busca uma vitória por três gols de diferença para seguir vivo na competição. Um triunfo brasileiro pela diferença de dois tentos leva a disputa para os pênaltis —gol fora de casa não é mais critério de desempate.

Atlético-GO e Olimpia se reencontram na próxima quinta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), no Serra Dourada, pela volta das oitavas da competição continental.

Antes, o Dragão recebe o São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Antônio Accioly, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Jogo

A partida começou morna no Defensores de Chaco, com o Olimpia controlando as ações do jogo e o Atlético-GO acuado em seu campo. O cenário melhorou na segunda metade da etapa inicial. O time de Goiás soube sair da pressão paraguaia, equilibrou a partida e quase abriu o placar com Luiz Fernando em chute de fora da área. O Olimpia respondeu em finalização de Recalde, que parou em grande defesa de Ronaldo.

A trocação, porém, foi boa para o Olimpia, que abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo. Em boa jogada pela direita, Derlis González aproveitou rebote após bela defesa de Ronaldo e marcou o primeiro gol do jogo. Para piorar, o Atlético perdeu Jorginho aos 44 da etapa inicial, lesionado.

Atlético-GO - NORBERTO DUARTE / AFP - NORBERTO DUARTE / AFP
Jogadores do Olimpia comemoram gol de Derlis Gonzalez sobre o Atlético-GO pela Sul-Americana
Imagem: NORBERTO DUARTE / AFP

O Atlético-GO voltou ligado para o jogo e acertou a trave paraguaia aos 5 minutos do segundo tempo, em finalização de Marlon Freitas. No minuto seguinte, Airton invadiu a área, finalizou, e o goleiro Olveira espalmou. O Olimpia, porém, acabou com a reação brasileira ao ampliar aos 11 minutos, com Alejandro Silva, que recebeu de Delis González livre na grande área.

Com a vantagem no marcador, o time paraguaio buscou administrar a partida e explorar contra-ataques para matar o jogo. O Atlético-GO, por outro lado, tentou pelo menos diminuir o prejuízo para o jogo de volta. O clube brasileiro trocou passes no campo de ataque, pressionou o sistema defensivo dos donos da casa, colocou o goleiro Olveira para trabalhar, mas não conseguiu balançar as redes.