Topo

Neymar não foi avisado de que será colocado à venda; PSG não comenta

Neymar exibe nova camisa do PSG para a temporada de 2022/23 - Reprodução
Neymar exibe nova camisa do PSG para a temporada de 2022/23 Imagem: Reprodução

Bruno Andrade, Marcelo Hazan e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo e Lisboa

30/06/2022 04h00

A informação de que o PSG teria dito a Neymar que não conta com ele para a próxima temporada, publicada ontem pelo jornal El País, foi o principal assunto do noticiário esportivo. Em contato com o UOL Esporte, fontes ligadas ao estafe do brasileiro afirmam que não houve qualquer comunicado do clube francês nesse sentido: Neymar está de férias no Brasil e não houve nenhuma reunião com dirigentes do PSG para discutir seu futuro.

A notícia publicada pelo jornal espanhol também afirma que Mbappé é favorável à saída do brasileiro. Duas fontes ligadas a jogadores do PSG negam que haja qualquer problema de relacionamento entre Neymar e Mbappé. Uma delas disse considerar 'impossível' que o atacante francês tenha pedido a saída do companheiro de time.

Procurado, o próprio PSG não confirma que tenha comunicado qualquer coisa ao estafe de Neymar e nem fala abertamente sobre negociá-lo. O português Luis Campos assumiu a posição de diretor esportivo no início deste mês, quando Neymar já estava fora da França, de férias.

Há de concreto uma sinalização do PSG ao mercado de que, ao contrário do que ocorreu nos últimos quatro anos, a porta para conversas sobre uma transferência envolvendo Neymar está aberta. A negociação, entretanto, é complicada pelo alto salário do jogador (30 milhões de euros anuais) e pelos 222 milhões de euros gastos pelo clube francês na contratação em 2017.

Os parisienses querem, sim, em caso de venda, reaver parte dos valores investidos no seu camisa 10 e liberar uma parte significativa de sua folha salarial. Isso faz com que a lista de potenciais destinos para o brasileiro seja menor: em maio, o UOL Esporte explicou por que a contratação de Neymar, hoje, não passa mais pelo radar de Barcelona e Real Madrid. Para que a situação mude, os moldes no negócio precisam ser outros.

Do lado do estafe do jogador, o clima é de tranquilidade. Neymar está adaptado a Paris, tem vários amigos no elenco do PSG e um contrato longo até 2025, com extensão até 2027. Também há o cuidado para que não haja movimentos bruscos que afetem sua preparação para a Copa do Mundo, em novembro, principal objetivo da temporada.